Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Comitê Camboriú participa de visita de acompanhamento de obras na ETE da EMASA Destaque

01/03/2024

No dia 16 de fevereiro, o presidente do Comitê Camboriú, Dr. Paulo Ricardo Schwingel e o secretário executivo, Gilmar Pedro Capelari, participaram de uma nova visita junto ao Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras de Recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto da EMASA, ETE Nova Esperança, situada em Balneário Camboriú. O grupo formado por diferentes representantes pode verificar a operação da nova lagoa de aeração e do novo decantador instalados em janeiro na unidade. Ao todo foram implantados 15 aeradores na Lagoa de Aeração Prolongada, que estão sendo utilizados no novo modelo de tratamento do esgoto de forma biológica.

Durante a visita, o Diretor Geral da Emasa, Cel. Julimar Dagostin e outros técnicos da autarquia apresentaram os novos equipamentos e explicaram os últimos ajustes e obras realizadas na Estação. Por conta da mudança no modelo de tratamento, de químico para biológico, que envolve a formação e oxigenação de microrganismos (biomassa) que realizam parte do processo de tratamento, houve uma redução na eficiência do tratamento nas últimas semanas, mas que deve ser retomado com o desenvolvimento dos microrganismos.

Em nota divulgada, a representante do Comitê de Acompanhamento e presidente da Subseção da OAB de Balneário Camboriú, Emanuelle Carnevalli, declarou que “desde nossa primeira visita a qual deu início aos trabalhos do plano “b”, qual seja, utilização da bacia de aeração novamente, voltando ao tratamento biológico e não mais químico, haja vista que o prazo do TAC e da construção do novo projeto era muito longo, todas as medidas propostas estão sendo realizadas, as etapas prometidas estão sendo entregues e vemos notoriamente a mudança e avanço no tratamento”.

Da mesma forma, o secretário executivo do Comitê Camboriú, Gilmar Capelari, afirma que “Houve uma melhora real da balneabilidade das praias de Balneário Camboriú. Se fizer uma comparação com boletins anteriores de balneabilidade, sempre existiam vários pontos próprios para banho. Quando a estação parou de funcionar, praticamente não haviam pontos disponíveis. Agora, com as novas obras, temos 10 pontos próprios para banho. Então, melhorou muito.”

Novos sopradores serão importados nas próximas semanas

Embora o sistema de aeração esteja operando adequadamente, a unidade conta com apenas metade da capacidade com apenas 14 linhas de sopradores. Os demais equipamentos foram condenados na última manutenção realizada pela EMASA por problemas técnicos. Com isso, a autarquia deve importar dos Estados Unidos, novos sopradores que têm como função fornecer oxigênio para as bactérias e microorganismos no tratamento de esgoto. A entrega deve acontecer nas próximas semanas e irá ampliar a capacidade de tratamento do esgoto na ETE.

Sobre o Comitê de Acompanhamento da ETE

O Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras de Recuperação da ETE Nova Esperança é apartidário, tendo sido formado a partir de uma reunião emergencial no início de 2023, após a situação crítica do tratamento de esgoto em Balneário Camboriú. A criação do Comitê foi uma solicitação dos representantes da sociedade civil organizada, que buscou junto à Prefeitura o comprometimento para resolução do grave problema do tratamento de esgoto.

O grupo é  composto por 14 membros de diferentes entidades. O presidente do Comitê Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel, e o Secretário Executivo Gilmar Pedro Capelari, são os representantes do Comitê de Bacia no Comitê Intersetorial, conforme o Decreto Municipal nº 11.179, de 08 de março de 2023.

Cabe destacar que o Comitê de Acompanhamento não tem o papel de analisar, investigar ou processar atos de funcionários, formas de contratação, ou ainda, responsabilização sobre recursos. A função principal é de acompanhamento das obras, cumprimentos dos prazos e buscas de soluções, para melhorar a qualidade da água do Rio Camboriú e tornar as praias mais limpas, salubres e próprias para banho, a partir da máxima eficiência no tratamento do esgoto.

Ao longo do último ano, foram realizadas várias obras com o investimento de 5 milhões de reais na unidade.

Para saber mais detalhes sobre os processos de tratamento e as obras, acesse o site da EMASA. Acompanhe as nossas publicações e saiba também mais sobre as visitas e andamento da situação da ETE Nova Esperança.