Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Planejamento de ações para 2024 e outros temas são discutidos na 1ª Assembleia Ordinária do ano do Comitê Camboriú Destaque

01/03/2024

Na noite desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, aconteceu no Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Camboriú, a 1ª Assembleia Ordinária do ano do Comitê Camboriú, que reuniu 18 representantes das seguintes entidades: IMA, EMASA, SITRUC, IFC Campus Camboriú, AREA IT, CRBio 09, UNIVALI, CREA SC, LIONS Clube BC Centro, OAB BC, PMA, Instituto Água Conecta, Câmara de Vereadores de Camboriú e comunidade.

Na reunião foi apresentado pela entidade executiva Instituto Água Conecta, e aprovado pelos membros do comitê, o Relatório de Atividades do Comitê Camboriú referente ao ano de 2023, que contemplou as principais ações realizadas pelo colegiado, como reuniões, projetos, documentos, eventos, capacitações e ações de comunicação social. A entidade executiva também apresentou os Planos de Capacitação e de Comunicação e Mobilização Social para 2024, os quais foram aprovados. Para este ano está prevista a realização de três capacitações pelo Instituto Água Conecta, com o apoio do Comitê Camboriú, sendo elas:

i) O rio que queremos ter X O rio que poderemos ter (prevista para ocorrer em abril, durante o VIII Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú);
ii) Os desastres naturais na bacia hidrográfica e as soluções baseadas na natureza (prevista para ocorrer em junho);
iii) Mata ciliar e a importância para os recursos hídricos (prevista para ocorrer em setembro, durante a Semana da Água).

Na Assembleia Ordinária foi criada a Câmara Técnica do Comitê Camboriú, composta por sete organizações-membro (UNIVALI, CREA SC, OAB BC, CRBio 09, AREA IT, IFC Campus Camboriú e EMASA), que dará apoio técnico-científico e institucional ao comitê.

Novas etapas do Projeto de Enquadramento de Água na Bacia do Rio Camboriú

Durante a reunião, foram apresentadas as últimas alterações realizadas no projeto “Diagnóstico da qualidade da água dos corpos hídricos para elaboração de proposta de enquadramento da UPG 7.2 - Camboriú”, elaborado pelo Instituto Água Conecta para o Comitê Camboriú.

A próxima etapa do projeto compreenderá a apresentação da etapa de “Prognóstico da qualidade da água dos corpos hídricos” ao comitê, bem como a elaboração da “Proposta de enquadramento dos corpos hídricos superficiais e programa de efetivação para as metas propostas da UPG 7.2 - Camboriú”, ainda em 2024.

Acompanhamento das obras da ETE de Balneário Camboriú

Na reunião, o Presidente do Comitê Camboriú, Dr. Paulo Ricardo Schwingel, compartilhou as informações sobre a última visita realizada na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto do município de Balneário Camboriú, no dia 16 de fevereiro, pelo Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras da ETE Nova Esperança, do qual o Comitê Camboriú faz parte. As obras de recuperação da ETE estão evoluindo adequadamente, com a operação da nova lagoa de aeração e do novo decantador instalados em janeiro na unidade. A eficiência no tratamento do esgoto no município também está melhorando gradativamente.

Concessão de obras para tratamento de esgoto em Camboriú

Ainda durante a Assembleia Ordinária, os membros e participantes foram informados sobre o processo de concessão de obras de esgotamento sanitário em Camboriú. A empresa Águas de Camboriú, atual responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município, assinou um termo aditivo ao atual contrato de concessão junto à Prefeitura, que autoriza a realização de novas obras. A decisão deve ser oficializada em cerimônia específica no dia 15 de março.

Com isso, a Águas de Camboriú deve realizar a instalação do novo sistema de esgotamento, que antes era uma responsabilidade da Prefeitura. A estimativa de investimento é de R$300 milhões, contemplando a captação e tratamento do esgoto no município.

Acompanhe as publicações do Comitê Camboriú e saiba mais sobre essas e outras notícias e atividades.