Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do 

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Entidade Executiva Instituto Água Conecta

Até o ano de 2019 a Associação Caminho das Águas do Tijucas – ACAT realizou o apoio ao Comitê Camboriú na gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

Nos anos de 2020 a 2022 este apoio foi executado por bolsista contratada através do Edital de Chamada Pública FAPESC n° 19/2019 – Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada nas Áreas de Recursos Hídricos e Saneamento.

A partir do ano de 2023 o Instituto Água Conecta, associação sem fins lucrativos e especializada em governança de água, foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública FAPESC n° 32/2022 - Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina como nova entidade executiva para apoiar os comitês de bacias hidrográficas catarinenses e dar suporte na implementação de instrumentos de gestão dos recursos hídricos. O Água Conecta irá apoiar os comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Camboriú, Cubatão e Madre, Itajaí, Tijucas e Biguaçu, entre 2023 e 2025.

O Instituto Água Conecta é formado por uma equipe multidisciplinar com especialistas em recursos hídricos, tendo como objetivo principal dar suporte e promover ações de apoio aos Comitês do Leste do Estado. As ações previstas, a serem executadas pela nova entidade executiva, compreenderão:

  • aperfeiçoar os processos de decisão dos comitês;
  • realizar ações de capacitação e atualização técnica;
  • promover ações de comunicação social para ampliar a visibilidade dos comitês;
  • elaborar estudos específicos sobre recursos hídricos;
  • apoiar na implementação dos instrumentos de gestão dos comitês;
  • contribuir com os programas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA;
  • promover a integração e a troca de experiência entre os comitês de bacia hidrográfica que partilhem do mesmo agrupamento atendido.

Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros

(48) 3665-4200

Horário de Atendimento:

2a a 6a | 12h às 19h

Rod SC 401, km5, 4756 Ed. Office Park, bl. 2

Saco Grande, Florianópolis CEP 88032-00