Rio Tubarão e Complexo Lagunar

No Legislativo de Braço do Norte, Comitê Tubarão e Complexo Lagunar completa série de visitas a lideranças políticas Destaque

18/10/2023

Órgão finalizou mais uma etapa do projeto que tem por objetivo mobilizar os agentes políticos sobre a importância da gestão das águas em seus municípios

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas completou, neste ano, uma série de visitas a lideranças políticas de municípios que compõem a bacia, participando de uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Braço do Norte. Com o projeto, o órgão visa sensibilizar e mobilizar prefeitos e vereadores sobre a importância dos recursos hídricos nos municípios e a necessidade de promover sua gestão.

Na oportunidade, o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, apresentou as atribuições do órgão e iniciativas desenvolvidas nos últimos anos, bem como a importância da preservação das águas. “Nosso trabalho tem sido de mobilização, de fazer conscientização e levar este assunto para pauta de todos os governos, para que tenhamos mais gente pensando nos recursos hídricos. Nossa semente está plantada, acreditamos que vamos ter um retorno de médio prazo para, lá no futuro, transformarmos em ações e em mais prevenções”, destaca.

Além das colocações, o apelo pela redragagem do Rio Tubarão também foi um dos assuntos destacados na Câmara de Vereadores. A pauta, que é uma das principais lutas do Comitê, recebeu apoio das lideranças legislativas.

“Sei da importância desse trabalho. Quando chove, a água que escorre para dentro do rio mata peixes, acaba com a fauna local e isso escorre para o Rio Tubarão e Complexo Lagunar. Depois, vem a comprometer toda a questão hídrica e turística”, ressalta o vereador Elton Heidemann. Na mesma linha, o vereador Marcos Vieira também reconheceu a importância do tema e o trabalho desenvolvido pelo Comitê.

Reforçando o apelo da temática levantada, o coordenador técnico do ProFor Águas Unesc, José Carlos Virtuoso, evidenciou a necessidade de planejamento para um trabalho mais efetivo em prol da conservação e gestão dos mananciais da região. “Mostramos a relevância que o município de Braço do Norte tem na temática da gestão hídrica e enfatizamos quão urgente é planejar a longo prazo, para que a cidade se adapte para enfrentar os desafios relacionados ao tema hídrico ”, completa.

Tendo a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) como Entidade Executiva do Comitê, o ProFor Águas presta suporte técnico ao órgão, como Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense.