Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar atualiza todas as suas Câmaras Técnicas Destaque

16/10/2023

Novos membros foram apresentados, coordenadores e relatores foram definidos e regimento interno foi alinhado para ser aprovado na próxima Assembleia Geral do órgão

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas atualizou todas as suas Câmaras Técnicas. Por meio de reuniões online, que aconteceram no início deste mês, novos membros foram apresentados, coordenadores e relatores foram definidos, e o regimento interno foi alinhado para ser aprovado na próxima Assembleia Geral do órgão – que acontecerá no dia 25 de outubro.

Tendo como objetivo fortalecer e auxiliar a diretoria nas demandas, as Câmaras Técnicas atuam em áreas mais específicas. No entanto, o órgão teve que fazer algumas modificações na composição desses grupos, para atender à Resolução nº 19 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), de 19 de setembro de 2017. Na visão do presidente do Comitê, Woimer José Back, a atualização com a revisão do regramento é de fundamental importância.

“Precisamos deixar nossas CTs legalizadas, renovadas e motivadas para que possam fazer cada vez melhor o trabalho que já vem sendo desempenhado, pois isso reflete diretamente na forte atuação do Comitê, uma vez que a partir das análises fundamentadas por elas, conseguimos nos posicionar e tomar decisões em prol da nossa bacia”, frisa.

Atualmente, o Comitê Tubarão e Complexo Lagunar possui cinco frentes de atuação, sendo elas: agricultura; educação ambiental e comunicação; nascentes, lagos, lagoas, áreas de preservação permanente e pequena central termelétrica; proteção e defesa civil; e, por fim, saneamento ambiental.

Também participaram das reuniões, o secretário-executivo do Comitê, Patrício Fileti, e integrantes do ProFor Águas Unesc: o coordenador técnico do projeto, José Carlos Virtuoso, a técnica em Gestão Ambiental, Ana Paula de Matos, e a técnica em Gestão Hídrica, Fernanda Dagostin Szymanski, que atua diretamente com o Comitê.

Coordenadores e relatores

As Câmaras Técnicas do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar possuem os seguintes coordenadores e relatores:

CT de Agricultura:

• Coordenador: Maicon dos Reis Soares, do Sindicato Rural de Tubarão;
  • Relator: Eusébio Pasini Tonetto, da EPAGRI.

CT de APPs e PCHs

• Coordenador: André Leandro Richter, da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina;
  • Relator: Renata de Oliveira, da CASAN.

CT de Educação Ambiental e Comunicação

• Coordenadora: Vanessa Matias Bernardo, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
  • Relatora: Amanda Salles Fiedler, da Tubarão Saneamento S.A.

CT de Proteção e Defesa Civil

• Coordenador: Bruno de Souza Sodré, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
  • Relator: José Cerilo Calegaro, da EPAGRI

CT de Saneamento Ambiental

• Coordenadora: Madelon Rebelo Peters, da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão;

Relatora: Camila Colossi Felipe, da Fundação Ambiental Municipal de Orleans.