Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar e prefeitura alinham discurso de parceria Destaque

18/09/2023

Em reunião com autoridades municipais, membros do órgão e outras entidades apresentaram ofício das tratativas da redragagem do Rio Tubarão para reduzir impactos das cheias

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, juntamente com outras oito instituições, entregou ofício à prefeitura de Tubarão solicitando ações preventivas contra cheias e alagamentos. O documento foi entregue durante reunião, que também teve o objetivo de reforçar a parceria entre as partes.  Oportunidade em que foi ressaltada a importância das práticas que reduzem o impacto das enchentes que ocorrem na região da Amurel, bem como a necessidade de fortalecer a Defesa Civil.

Segundo o presidente do Comitê Tubarão, Woimer José Back, a aproximação com as autoridades é de crucial importância para a cidade. “Tubarão é um ponto estratégico. Ao melhorar suas condições para o enfrentamento das cheias, terá, então, condições de ajudar a convencer os demais municípios a também investirem nas ações preventivas na bacia. Além disso é o território maior e com mais risco, e a redragagem está na alçada estadual”, explica.

Propostas ao prefeito

O prefeito de Tubarão, Jairo dos Passos Cascaes, ficou encarregado de avaliar o pedido das entidades. Agora, a intenção é manter aproximação, por meio de reuniões com os gestores municipais para que se envolvam com as atividades encaminhadas pelo comitê.

Algumas das solicitações levantadas à prefeitura foram: estruturar com máxima urgência a Coordenação de Defesa Civil; apresentar mapa hidro geotécnico indicando áreas suscetíveis a perigo/risco; criação de estrutura de serviço meteorológico, com sistema de avisos e alertas; atualizar o Plano de Contingência para o enfrentamento de inundações com ações bem definidas para cada estágio.