Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar finaliza primeira etapa do projeto de articulação com lideranças políticas municipais Destaque

18/09/2023

Última visita aconteceu na Câmara de Vereadores de Grão-Pará, que visava aproximação com agentes políticos dos territórios abrangidos pela bacia

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas finalizou a primeira etapa do projeto de articulação com lideranças políticas municipais, cujo objetivo é buscar a aproximação dos agentes políticos dos municípios abrangidos pela bacia. A última visita aconteceu nesta semana, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Grão-Pará, oportunidade em que foi destacada a importância do protagonismo local na formulação de políticas para a gestão hídrica.

Além de apresentar as atividades que vêm sendo desenvolvidas e o papel do órgão desempenhado na sociedade, o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, também incentivou o legislativo a participar do processo de promoção de políticas visando melhorar as condições dos mananciais locais. "Fomos muito bem recebidos e, assim como em outras visitas, destacamos que todos devem contribuir em prol das nossas águas, uma vez que são de uso coletivo. Por isso, deixamos algumas sugestões de melhorias que as autoridades podem implementar", frisou.

Entre as sugestões apresentadas, destacam-se a recomposição da mata ciliar, visando evitar a erosão das margens do curso d'água; o transporte de sedimentos para o leito, a fim de conter o assoreamento; e o estímulo financeiro aos produtores rurais, para que protejam e recuperem Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Com o intuito de estimular tais iniciativas, Back entregou uma minuta de legislação que poderá servir de base para uma lei municipal que valorize ações com o propósito de melhorar as condições da sub-bacia do Rio Braço do Norte e, consequentemente, contribua para a qualidade da bacia do Rio Tubarão.

“Em nome de todos os vereadores de Grão-Pará gostaria de agradecer a presença do Comitê, pois conseguimos abrir nossa mente e nos atentar, ainda mais, na necessidade de políticas voltadas à gestão hídrica e abastecimento de água, tanto da cidade quanto no meio rural. Mudanças feitas hoje podem interferir no futuro dos nossos filhos e netos, por isso, contem com o nosso apoio para eventuais necessidades”, destaca o presidente da Câmara de Vereadores, Janir Oenning.

ProFor Águas Unesc

O coordenador técnico do ProFor Águas, José Carlos Virtuoso, também participou do momento na Câmara de Vereadores, destacando os objetivos da equipe técnica da Unesc, que é a Entidade Executiva dos comitês do Sul Catarinense, prestando suporte aos órgãos, assim como a situação hídrica problemática da região. “Confiamos no papel dos municípios, como Grão-Pará, em fazer sua parte no cuidado com as águas em seu território e contribuir para a qualidade dos mananciais que envolvem a bacia”, frisa.

Ainda representando o ProFor Águas Unesc, esteve presente a técnica em Gestão Hídricos que atua no Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Fernanda Dagostin Szymanski.

Texto: Catarina Bortolotto