Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Diretoria e Câmaras Técnicas do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar discutem diretrizes internas de organização Destaque

12/09/2023

Reunião, em modo remoto, discutiu a regularização das CTs em atendimento à Resolução nº 19/2017 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), que impacta diretamente na sua composição

A diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas se reuniu com as suas Câmaras Técnicas para discutir a alteração no que diz respeito às diretrizes gerais para a instituição, organização e funcionamento dos grupos. A mudança está sendo processada para atender a Resolução nº 19, de 19 de setembro de 2017, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), impactando a composição das CTs.

O documento estabelece que as Câmaras Técnicas devem ser constituída por qualquer representante de uma organização-membro, não necessariamente o titular e suplente que participam do Comitê. Além disso, também abre a oportunidade para pessoas externas participarem, desde que sejam indicadas formalmente. Nesse caso, o  membro indicado terá oportunidade de expressar sua opinião a respeito do tema tratado, mas não terá poder de voto.

Atualmente, o órgão possui seis grupos à frente de importantes temas, como: agricultura; educação ambiental e comunicação; mineração; nascentes, lagos, lagoas, áreas de preservação permanente e pequena central termelétrica; pecuária; e, por fim, saneamento ambiental.

Além dos integrantes de todas as CTs, participaram da reunião, ainda, o presidente do Comitê, Woimer José Back, e o secretário-executivo Patrício Fileti. Também estiveram presentes, pelo ProFor Águas Unesc – entidade executiva que presta suporte técnico ao órgão – o coordenador técnico do projeto, José Carlos Virtuoso, a técnica em Gestão Ambiental, Ana Paula de Matos, e a técnica em Gestão Hídrica, Fernanda Dagostin Szymanski.