Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar participa de sessão na Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo Destaque

06/09/2023

Iniciativa integra projeto do órgão que tem por objetivo promover articulação com lideranças políticas e discutir gestão das águas em cada município da bacia

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo. O encontro com as lideranças municipais integra o projeto desenvolvido pelo órgão nos últimos meses, que tem o objetivo de promover a articulação junto às lideranças políticas do legislativo e discutir gestão das águas nos municípios.

Durante o encontro, o Comitê – por meio de seu presidente, Woimer José Back, e secretário-executivo, Patrício Fileti – teve a oportunidade de apresentar suas atribuições e as iniciativas desenvolvidas nos últimos anos, enfatizando a importância da preservação e do cuidado com os recursos hídricos. Além disso, os representantes também compartilharam informações sobre a situação atual dos mananciais e apresentaram sugestões de melhorias que podem ser implementadas.

“Nosso planejamento está ocorrendo conforme o previsto e, com a receptividade que obtivemos em cada município visitado até agora, acreditamos que teremos ótimos resultados, com muitas pessoas engajadas. Por meio desses encontros, percebemos o quanto as autoridades estão afastadas de temas extremamente relevantes, e esse estreitamento de laços tem sido fundamental”, destaca Back.

União em prol da redragagem

Com maior intensidade desde o início do ano, o Comitê tem atuado na busca de melhorias para a bacia, incluindo a redragagem. O tema também foi discutido com os vereadores de Capivari de Baixo, já que o território é afetado pelas cheias, para que os representantes possam se inteirar da situação atual do projeto.

Considerando que a união de todos em prol de um mesmo objetivo pode render resultados ainda mais positivos, o vereador Elto Aguiar Ramos se colocou à disposição para acompanhar as pautas junto ao Comitê. "Primeiramente, quero parabenizá-los por tudo o que já foi feito, pois pude perceber, acompanhando a última reunião, que é um processo burocrático. Nossa região está enfrentando uma questão preocupante, e em Capivari de Baixo não é diferente. Temos alguns pontos de desmoronamento das encostas do Rio Capivari, que cederam e já comprometeram residências. Acredito que o desassoreamento também trará benefícios para nós", afirma o vereador.

Participação do ProFor Águas Unesc

Atual Entidade Executiva do Comitê, o ProFor Águas Unesc também participou da sessão ordinária e, durante sua fala, por meio de seu coordenador técnico, José Carlos Virtuoso, destacou a importância da sociedade em relação à governança e gestão hídrica. “Por mais que o Comitê tenha a função de ser um canal democrático representativo, a articulação de todos é fundamental para cuidarmos da água em benefício da coletividade”, frisa Virtuoso. Também participou, a técnica em Recursos Hídricos, Fernanda Dagostin.