Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê da Bacia integrou comitiva em visita a mais nova Pequena Central Hidrelétrica Destaque

31/07/2016

Representantes do Comitê da Bacia do Rio Tubarão integraram a comitiva que visitou as instalações da Pequena Central Hidrelétrica Capivari – PCH Capivari, em São Martinho. Também compuseram o grupo representantes da Defesa Civil de Tubarão e da Coordenadoria Regional de Defesa Civil, além de representantes do município sede. O grupo foi recebido por Fábio Dyck, engenheiro civil responsável pela obra.

O objetivo da ida até o local foi fazer uma avaliação das instalações, equipamentos e obras executadas no represamento das águas do Rio Capivari, conhecer os planos de monitoramento e de emergência, possíveis impactos ambientais e outros aspectos obrigatórios para operação de um empreendimento desta natureza. A área inundada é de aproximadamente 22 hectares e o represamento da água estará concluído neste fim semana. A água represada é conduzida por uma extensão de 1,2 mil metros por um duto até um conduto forçado, uma estrutura metálica que leva a água do duto até as três turbinas, capazes de produzir até 18 megawats de energia. O início de operação da PCH Capivari deverá ser anunciado na primeira semana de agosto.

O empreendimento é uma parceria entre a Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte) e a Urbano Agroindustrial, que devem ratear os lucros de produção da energia.

Compuseram o grupo o coordenador da Câmara Técnica das PCHs e integrante do Grupo de Apoio Permanente ao Comitê (Gapp), Silvio Tiago Cabral, a estagiária do Gapp, Larissa Gassenferth, Elna Fátima Pires de Oliveira e Rafael Marques, da Defesa Civil de Tubarão, Anderson Martins Cardoso, coordenador regional da Defesa Civil, Fábio Ferreira, comandante do Corpo de Bombeiros de Armazém e Alvaro Wagner Marinho da Costa, da Defesa Civl de São Martinho.

D'Alma Comunicação e Design
Assessoria de Comunicação - Fotografia - Cerimoniais - Media Training - Gerenciamento de Crises - Mídias Digitais - (48) 9659-1841 (48) 8418-1105