Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê expõe seus trabalhos em rádio comunitária

30/03/2015

A Rádio Comunitária Sambaqui 104,9 FM, de Jaguaruna, teve a iniciativa de dedicar boa parte de sua programação na véspera do Dia Mundial da Água, no dia 22 de março passado, ao debate sobre questões hídricas e de meio ambiente. Por isso, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar foi convidado a expor suas atividades nos 22 municípios da bacia, no dia 21, sábado. O engenheiro ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) cedido às atividades do Comitê, Guilherme Junkes Herdt representou o Comitê no programa Tema em Debate, das 9h às 10h30min.

Em sua participação, Guilherme enfatizou que a bacia possui boa disponibilidade hídrica, porém este recurso está em péssimo estado, ou seja, não temos qualidade de água. Além disto, falou sobre as câmaras técnicas, sobretudo a de proteção e recuperação de nascentes, principalmente sobre as nascentes contempladas pelo projeto de Proteção e Recuperação de Ambiente de Nascentes no município de Jaguaruna.

O engenheiro também falou sobre legislação relacionada aos recursos hídricos, o que é um comitê de bacia, para que serve, o que faz, quais as atribuições e ações, sobretudo os assuntos abordados pelo Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, incluindo as participações em grupos técnicos. Foram deixados na rádio alguns folders do Comitê para serem distribuídos aos que passarem pela emissora.

Gilberto Machado Costa, químico do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) do município, que também participou do programa, falou sobre legislações do país que regem a captação e distribuição de água, bem como as ações da instituição na qual trabalha. O programa foi conduzido por Jorge Cruz Pereira.