Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Programa Santa Catarina Rural: Gestão de Recursos Hídricos

02/03/2015
Estratégia operacional da Sub-ação: Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas Estratégia operacional da Sub-ação: Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas

O objetivo do Programa SC Rural voltado aos recursos hídricos é apoiar a implementação da política estadual de recursos hídricos do Estado de Santa Catarina através dos mecanismos de controle dos usos das águas e gestão das bacias hidrográficas do Estado de Santa Catarina.

Para isso, tem como objetivos específicos reestruturar o arranjo político institucional para efetivar a Política Estadual de Recursos Hídricos com o fortalecimento do órgão estadual de gestão de recursos hídricos; Implementar os instrumentos de gestão de recursos hídricos: o Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Santa Catarina – SIRHESC, a Rede Estadual de Monitoramento Hidrometreorológico, realizar o Mapeamento Hidrogeológico do Estado e elaborar e implementar 13 planos de gestão integrada dos recursos hídricos; Realizar eventos para promover o cadastramento de usuários de água e/ou a consistência dos cadastros já realizados no sistema de cadastramento de usuários de água em 13 bacias hidrográficas do Estado de Santa Catarina; Realizar a capacitação e a mobilização de usuários para o cadastramento de recursos hídricos em 13 bacias hidrográficas; Capacitar agentes sociais para dinamizar e fortalecer 16 Comitês de Bacias Hidrográficas já instituídos no Estado de Santa Catarina. Como metas, o Programa Santa Catarina Rural vem realizando:

a)      Fortalecimento do órgão de Gestão de Águas de Santa Catarina;

b)      Realização do levantamento aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina;

c)      Aperfeiçoamento do Sistema Estadual de Informações;

d)      Realização de mapeamento hidrogeológico;

e)      Implantação do sistema de monitoramento e alerta hidrometeorológico;

f)       Aprimoramento do sistema de gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas;

g)      Elaboração de planos de bacias.

OBS.: Atualmente está em elaboração o Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Araranguá e a atualização do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Tubarão e Complexo Lagunar tem previsão para ser realizado entre os anos de 2015 e 2016.

Programa Santa Catarina Rural: Comunicação e Disseminação

A Gestão da Informação é executada pela Unidade de Comunicação e Disseminação de Resultados, diretamente ligada à Secretaria Executiva Estadual (SEE). A SEE é responsável pelo estabelecimento da política de informação do SC Rural, que inclui a elaboração de um plano de comunicação, com o detalhamento de todos os procedimentos de coleta, análise e armazenamento de dados em contextos específicos e estrutura de pessoal qualificado, buscando como resultado a informação, disseminação e comunicação adequadas. As atividades são coordenadas por profissionais ligados à área de jornalismo, comunicação e tecnologia da informação, cedidos pelos órgãos executores ou contratados através de consultoria especializada, onde os principais objetivos são:

• Possibilidade de informação e conhecimento;
  • Sistematização de informações e conhecimentos gerados pelo SC Rural;
  • Divulgação e disseminação do SC Rural, suas ações e outras iniciativas correlatas.

Os produtos e serviços de comunicação devem alcançar os beneficiários, técnicos, gestores envolvidos no SC Rural e toda sociedade catarinense, através de informações que são veiculadas por meio eletrônico, jornais, revistas, banners, folders, boletins, eventos, programas em rádio e TV, teleconferências, vídeos e reportagens. O SC Rural disponibiliza ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, que possibilita novos conhecimentos, troca de experiências, formação de redes técnicas e de cooperação, assim como a sistematização do trabalho. Através da produção de vídeos técnicos e materiais impressos, os produtos servirão de apoio às capacitações de técnicos e produtores rurais.

O fluxo de informações se dá de forma organizada e participativa com a finalidade de garantir a informação e sua credibilidade. Os responsáveis da área dos Órgãos Executores são co-responsáveis pela produção e envio de material de comunicação, para seleção, elaboração e divulgação. A atividade prevê a realização de reportagens e vídeos com alta tecnologia de captação de imagem e som, com integração para sistemas digitais, edições de reportagens, vídeos e programas de TV com alta qualidade e de programas de rádio, visando aumentar o interesse do público em geral. As Secretarias Executivas Regionais e as associações de produtores envolvidas são co-responsáveis pela produção de material e notícias para o Portal do SC Rural, devendo definir nas estruturas das instituições executoras, os técnicos responsáveis pelo trabalho de comunicação.

A coordenação de comunicação fomenta a produção de conteúdo local referente à disseminação de boas práticas e experiências relacionadas a questões ambientais e de empreendimentos sustentáveis, para rádios comunitárias, jornais e websites correlatos. O uso de tais recursos promove o aumento da produtividade e controle de custos da produção, o maior alcance na comercialização e informações acerca do mercado, o conhecimento de outras realidades e práticas, o melhor entendimento dos objetivos do projeto.