Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

2024: Um ano de grandes desafios para o Comitê Jacutinga Destaque

16/01/2024

O Comitê Jacutinga terá um ano repleto de desafios. Inserido no Projeto do Grupo Uruguai/Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado, o Comitê dará continuidade às ações desenvolvidas em 2023, tendo como focos principais: as Assembleias Setoriais Públicas (ASPs), elaboração do Planejamento Estratégico, elaboração do Projeto Anual, calendário de reuniões, dentre outras atividades.
Para o presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, o Planejamento Estratégico será uma etapa prioritária para nortear as ações do ano. "Eu acredito que com esse planejamento vamos conseguir traçar algumas metas e ações para 2024. Quando a gente planeja é possível termos ações muito mais assertivas", destaca Giron. "Temos também as Assembleias Setoriais Públicas que vamos precisar fazer toda a parte de mobilização das entidades membro para reforçarmos os trabalhos do Comitê. As ASPs propiciam toda essa transparência, democracia e ampla participação da sociedade ", acrescenta.

Conforme Giron, diversos eventos estão previstos para 2024. "Vamos organizar alguns eventos como é a Semana da Água. Estamos em fase de planejamento das atividades. Teremos também já em fevereiro a participação no Tecnoeste - uma iniciativa da Copérdia e do IFC, campus Concórdia. Nosso objetivo também para 2024 é ampliar o canal de comunicação com a comunidade", pontua.
Na Semana da Água, serão realizadas diversas ações educativas, disseminando as boas práticas de preservação dos recursos hídricos.  Será um momento sublime para dar ênfase às temáticas hídricas em toda a região. Já o Tecnoeste é conhecido como o Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense. Além de todas as tecnologias para fortalecer as propriedades rurais, o evento também dará um enfoque às questões ambientais, em especial, a água.
O presidente do Comitê Jacutinga dá ênfase à importância do assessoramento da Entidade Executiva (Universidade do Contestado) no suporte aos comitês que integram o Projeto Uruguai/Oeste.  "Esse assessoramento é fundamental. Haja vista todo o trabalho já desenvolvido pela Entidade Executiva. Além disso, vale ressaltar o gabarito das pessoas que compõem a Entidade - mais um ponto que traz benefícios aos trabalhos do CBHs", assinala Janiel Giron.
As atividades do Comitê Jacutinga já estão em pleno desenvolvimento neste ano. O grande desafio é melhorar os processos que permeiam a gestão dos recursos hídricos em toda a área de abrangência do CBH.  Além disso, os comitês que integram o Projeto Uruguai/Oeste mantêm uma relação de constante interação no dia a dia. As atividades desenvolvidas de forma conjunta possibilitam a troca de experiência. Cada CBH tem a sua especificidade, cada região tem a sua demanda relacionada às questões hídricas, porém, muitos temas trabalhados pelos cinco comitês estão correlacionados.

Os encontros online e presenciais têm sido fundamentais para propiciar um compartilhamento de informações.  Essa interatividade fortalece o projeto de cada CBH e dá sustentação ao projeto como um todo. O ano de 2024 será marcado por muitas capacitações, profundos debates acerca dos recursos hídricos e ações com o envolvimento das comunidades. Será um período desafiador para o Comitê Jacutinga e para os demais comitês.