Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Planejamento Estratégico do Comitê Jacutinga inicia neste ano

26/10/2023

Os membros da Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos (CTAIA) do Comitê Jacutinga estiveram reunidos no dia 20 de outubro de 2023, na UNC Concórdia (Sala Maker) e também através do Google Meet. Na oportunidade, foi discutida a proposta de criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê Jacutinga. Além disso.

Ocorreu a definição da data do Planejamento Estratégico do Comitê e a definição de itens de pauta para a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que será realizada no dia 28 de novembro.

Foi destacado que no dia 16 de outubro ocorreu a reunião preparatória para a XI Semana da Água, que ficou inativa por dois anos. Em 2024, ela retoma suas atividades com o engajamento de cerca de 30 entidades parceiras. Já no dia 08 de dezembro, ocorrerá a apresentação dos resultados do diagnóstico da presença de Salmonela nas águas superficiais, trabalho este desenvolvido pelas professoras Drª Raquel e Drª Estela da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para o presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron, o encontro tratou de diversos temas pontuais para o andamento das atividades do Comitê. “Foi uma reunião bem produtiva, uma pauta bem estratégica. Tivemos alguns temas relevantes para dar andamento às atividades”, assinala.

Giron destaca um ponto fundamental da reunião da Câmara Técnica, que foi sobre o Planejamento Estratégico, que irá nortear as ações do Comitê Jacutinga. “Vamos iniciar essas tratativas, buscando o envolvimento das entidades-membro para que possamos ter um planejamento que seja tangível. Daremos início a esse trabalho antes do final do ano”, pontua.

Conforme o presidente do Comitê Jacutinga, está marcada para o dia 15 de dezembro uma reunião para balizar todas as entidades, reunindo os atores envolvidos no processo. “A ideia é fazer um resgate daquilo que já foi planejado, o que já se alcançou e o que conseguimos colocar em prática”, acrescenta. Por fim, na AGO do dia 28 de novembro, será realizada uma prestação de contas das atividades do Comitê. “Será um momento para discutir um pouco mais sobre a gestão dos recursos hídricos da nossa bacia”, finaliza Giron.

A Câmara Técnica Permanente para Assuntos Institucionais e Administrativos (CTAIA) do Comitê Jacutinga desenvolve um papel preponderante no suporte e legitimidade das ações do Comitê. A CTAIA realiza reuniões periódicas, debatendo assuntos de relevância para a gestão  dos recursos hídricos e é formada pelas seguintes entidades-membro: Prefeitura de Ipumirim, Fundação Universidade do Contestado, Associação de Engenheiros Agrônomos de Concórdia e região, Centro Nacional de Pesquisas de Suínos e Aves, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento e Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia.