Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê Jacutinga é homenageado pela Câmara de Vereadores de Concórdia Destaque

19/09/2023

O Comitê Jacutinga foi homenageado na noite de quinta-feira, dia 14, durante Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Concórdia. Neste mês, a entidade comemora 20 anos de trajetória. A Sessão Solene foi uma proposta do vereador Vilmar Comassetto.

Criado no dia 03 de setembro de 2003, através do decreto estadual nº652, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Bacias Contíguas, ao longo de sua trajetória tem atuado para mobilizar a sociedade e usuários de recursos hídricos para a gestão eficiente e integrada da água em seu território de atuação.

"Ficamos muito felizes. Agradecemos à Câmara de Vereadores de Concórdia, em especial, ao vereador Vilmar Comasseto, pelas homenagens. É importante esse reconhecimento. O Comitê chegou aos vinte anos de atuação na região. É um momento para mostrar à população os trabalhos desenvolvidos neste período, sempre pensando na gestão dos recursos hídricos. Foi uma satisfação para todos nós. Ficamos muito satisfeitos por essa iniciativa", destaca o presidente do Comitê Jacutinga, Janiel Giron.

A água sempre foi tem sido um fator determinante para o desenvolvimento das principais atividades sociais, ambientais e econômicas da região, desta forma, o Comitê Jacutinga desde sua criação, tem atuado buscando desenvolver ações com as mais diversas entidades com o objetivo de dinamizar as discussões e propor ações para o uso eficiente dos recursos hídricos na bacia hidrográfica para garantir a oferta de água em quantidade e qualidade para os mais variados usos.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas têm caráter consultivo e deliberativo e se caracterizam como espaços públicos onde se reúnem representantes do poder público e setor privado. O Comitê Jacutinga, atualmente é formado por 30 entidades dos quais 20% são órgãos do governo, 40% são usuários de água e 40% representam a população da bacia sociedade civil. Tem a responsabilidade de orientar o uso e a proteção dos recursos hídricos através da gestão integrada entre a água superficial e subterrânea.

A área de atuação do Comitê Jacutinga abrange total ou parcialmente o território de 19 municípios da região: Água Doce, Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Catanduvas, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Ouro, Paial, Presidente Castello Branco, Peritiba, Seara, Vargem Bonita, Xavantina.

A noite também foi marcada por uma homenagem especial aos ex-presidentes que fizeram parte da história do Comitê Jacutinga. Todos que contribuíram para que o Comitê tivesse a sua representatividade reconhecida e confirmada através de ações que impactam diretamente na qualidade de vida.

-Joni Stolberg foi Presidente no período de 2003-2006
-Gilmar Antônio da Rosa foi Presidente nos períodos de 2007-2009 e 2009-2011.
-Vilmar Comassetto foi Presidente nos períodos de 2011-2013 e 2013-2017
-Moacir Valcarenghi foi Presidente em 2012.
-Celi Teresinha Araldi Favassa foi Presidente no período de 2017-2019.
-Alexandre Matthiensen foi Presidente no período 2019-2021
-Janiel Giron foi Presidente no período de 2021-2023 e está atualmente no cargo.