Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê Jacutinga celebra aniversário com conquistas e engajamento Destaque

06/09/2023

No último dia 3 de setembro, o Comitê Jacutinga comemorou mais um ano de existência. Constituído nesta data em 2003, seu surgimento foi marcado pelas então 55 entidades que acreditaram no propósito da preservação dos recursos hídricos na região abrangida, hoje correspondente a 19 municípios.

O atual presidente, Janiel Giron, lembra que hoje são 30 organizações-membro do Comitê, destacando que a região é conhecida pelo movimento econômico e produção rural, resultando em vários desafios e diversas frentes de trabalho. “Nós temos uma responsabilidade de ter condição em que as águas possuam quantidade e qualidade que possam suprir as necessidades tanto humanas quanto animais”, reitera.

A preocupação com a preservação rumo a um futuro sustentável vai desde as nascentes até os demais corpos d’água, e as frentes de atuação tem engajado a comunidade e os membros nas iniciativas realizadas. “Algumas atividades desenvolvidas incluem seminários de incentivo a captação e uso de água da chuva, ajudando em período de estiagem”, exemplifica.

Outro destaque encontra-se na organização da Semana da Água, que reúne prefeituras, empresas, escolas e outros envolvidos em discussões pertinentes a assuntos acerca dos recursos hídricos. A Semana chegou à décima edição em 2021, e alcança grande impacto no Alto Uruguai Catarinense, tornando-se vitrine em sustentabilidade.

Ainda conforme Giron, o trabalho em equipe é uma chave que torna o Comitê bem-sucedido em suas propostas. “Sempre temos em mente que esse capital social muito forte é um diferencial da nossa região. As entidades que o compõe são comprometidas, e respondem rapidamente quando demandadas”, lembra.

Para marcar os 20 anos de atuação do Comitê Jacutinga, no dia 14 de setembro, às 18h, a Câmara de Vereadores de Concórdia realizará uma sessão comemorativa em alusão, na qual toda a sociedade, em especial os representantes das organizações-membro do Comitê Jacutinga estão convidados.