Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

1ª Etapa da Capacitação “Pensando o futuro: o rio que queremos” abre a programação do I ERCOB SUL em Florianópolis Destaque

26/03/2024

No dia 20 de março, foi realizada a primeira etapa da capacitação “Pensando o futuro: o rio que queremos”, durante o I Encontro Regional dos Comitês de Bacias da Região Sul do Brasil - ERCOB SUL.

O evento realizado pelo Instituto Água Conecta e o Comitê Cubatão e Madre teve como foco o Enquadramento dos Recursos Hídricos, com a explicação dos principais conceitos, apresentação de cases e da situação do Enquadramento das Bacias Hidrográficas da Região Leste. Durante a capacitação, os participantes puderam tirar dúvidas e testar os conhecimentos em dinâmicas e desafios práticos sobre as diferentes classificações e usos dos corpos hídricos.

O Enquadramento dos Recursos Hídricos é um dos principais instrumentos para gestão hídrica, e tem como papel estabelecer padrões e metas de qualidade para os diferentes corpos hídricos, a partir dos diferentes usos. Com o enquadramento é possível entender a condição atual dos corpos hídricos, a partir do diagnóstico da qualidade do “rio que temos”, e definir em conjunto o “rio que queremos ter”.

Durante a capacitação, foram apresentadas diversas informações sobre Diagnóstico das águas, previsão de cenários e metodologias para aplicação. “Para mim ficaram evidentes os desafios na definição do enquadramento para os rios das Bacias do Rio Cubatão e do Rio da Madre, tanto em termos normativos, quanto qualitativos e principalmente, em termos de representatividade social e capacitação das populações para tomada de decisões”, comentou a presidente do Comitê Cubatão e Madre, Morgana Eltz.

Auditório lotado e engajamento dos participantes

O auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina ficou lotado e a capacitação teve mais de 170 participantes. Vários membros do Comitê Cubatão e Madre marcaram presença no evento, como a Presidente Morgana Eltz (IMA), o Vice-Presidente  Raphael Ewaldo de Souza (CASAN), Patricia UDA (UFSC), Geraldo Da Rosa (ASPG), Claudia Larenz (Ecoaventura), Eduardo Moure (Içara), Larissa Martins e Danilo Funke (CRBio 09), Bruno Beilfuss (SEMAE), Denise Moro (Prefeitura Palhoça) e Alberto Moesch (FMAS).

Agradecemos a todos os participantes da capacitação, em especial aos membros de diferentes Comitês de Bacia hidrográfica de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, por todo o engajamento e por prestigiar o nosso evento! A troca de conhecimentos e experiências entre os Comitês é essencial para o desenvolvimento de novos projetos e para fortalecer ainda mais as iniciativas de preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos na Região Sul.

Agradecemos também aos organizadores e palestrantes do evento da Entidade Executiva Instituto Água Conecta, que conduziram as dinâmicas e compartilharam seus conhecimentos na área. Nossos agradecimentos à Dra. Rubia Girardi, coordenadora técnica da entidade executiva Instituto Água Conecta, ao Dr. Gustavo Antônio Piazza, à Dra. Camila Andréa Ramos, à Dra. Camila Leite, à Ma. Aline Tomazi, à Ma. Aline Antunes, à Ma. Alondra Perez, Eng Débora Brasiliense e Dra. Talita Montagena.

Por fim, agradecemos aos representantes e organizados do I ERCOB Sul pelo convite e oportunidade de realizar a capacitação Cubatão e Madre junto ao evento regional, potencializando nossas ações e o compartilhamento de informações com os membros e toda a comunidade!

A programação do I ERCOB Sul segue até sexta-feira, Dia Mundial da Água, e terá outras várias palestras e debates essenciais para os Comitês de Bacia Hidrográfica. As palestras e atividades estão sendo realizadas na ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) em Florianópolis. O cronograma de palestras pode ser acessado no site oficial do evento (https://www.even3.com.br/ercobsul2024/ )

Importante!

Lembramos a todos os participantes que a segunda etapa da capacitação “Pensando o futuro: o rio que queremos”, será online, no dia 4 de abril, a partir das 14h, e é necessário participar para receber o certificado do evento, além de realizar outras atividades assíncronas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link a seguir → (link na Bio)

Acompanhe todas as informações sobre a segunda etapa da capacitação nas nossas redes sociais!

#comitecubataoemadre #comitedebacias #ercob