Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE COM FOCO NA ÁGUA MOBILIZA ALUNOS DE ÁGUAS MORNAS Destaque

14/06/2018

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente a Secretaria de Educação de Águas Mornas promoveu o Seminário “O meio ambiente com foco na água e os cuidados que evitam doenças”.

As atividades reuniram mais de 600 alunos do ensino fundamental e médio das Escolas de Educação Básica Conselheiro Manuel Philippi e Coronel Antônio Lehmkuhl, que durante a manhã e a tarde de quarta-feira (13/06) participaram de palestras no Centro Comunitário da Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus e a noite na Câmara de Vereadores.

Os engenheiros agrônomos Cícero Brasil, do Instituto do Meio Ambiente (antiga FATMA) e Luis Henrique Wissel, do setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Águas Mornas apresentaram a Operação Campo Limpo, um programa de recolhimento das embalagens de agrotóxico tríplice lavadas. O objetivo é diminuir a presença dessas embalagens nas propriedades, nos rios, lavouras, estradas e outros locais indevidos. Foi distribuído um folder produzido pela Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio de Águas Mornas explicando como fazer a lavagem das embalagens, além do período e local de recolhimento.

Já a bióloga Aline Luiza Tomazi explicou a atuação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, que é um órgão colegiado formado por 25 organizações-membro distribuídas entre 40% de representantes dos usuários de água, 40% de representantes da população da bacia e 20% de representantes da administração pública estadual e federal. “O Comitê é responsável pelo debate sobre a água, a resolução de conflitos relacionados à água, a elaboração do Plano de Recursos Hídricos que visa planejar o que tem de água e o que vai ser feito com ela no futuro, além de desenvolver ações de educação ambiental. São realizadas reuniões e assembleias onde qualquer pessoa pode participar”, explicou Aline.

Na ocasião os alunos também aprenderam o que é água virtual, aquela embutida nos processos de produção. “Para produzir um notebook, por exemplo, são utilizados 31.500 litros de água, na confecção de um par de sapatos são necessários 8 mil litros de água, já para a produção de um quilo de carne bovina são usados 17.100 litros, por isso a importância de repensarmos nosso padrão de consumo”, complementou a bióloga.

Outra palestra do seminário, realizada pelas técnicas em saneamento da CASAN, Taís Alves Corrêa e Karine Santos, abordou a importância do ciclo da água e a formação de uma bacia hidrográfica. Também foi explicado como é feito o tratamento adequado de esgoto e de água.

Ao final das atividades foi reforçada a importância do consumo consciente da água que é um componente físico da natureza, com funções essenciais no corpo humano como transporte dos alimentos, reposição de resíduos e sais minerais, lubrificação dos tecidos e articulações, condução de glicose e oxigênio e controle da temperatura do corpo, portanto, fator indispensável para a vida na terra.

Por Rokelly Pierozan, jornalista