Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

8ª REUNIÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ CUBATÃO Destaque

04/10/2016

Texto de William Wollinger Brenuvida, jornalista

Com apoio de Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura.

Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 3/10, no auditório da Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz, a 8ª Reunião da Comissão Consultiva do Comitê Cubatão. Na pauta de discussões produtivas:

1. Apresentação, por parte de técnicos da Fundação CERTI, que está elaborando o Plano Estadual de Recursos Hídricos, das futuras etapas e ações de desenvolvimento deste importante instrumento das Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. Em diversas ações, o apoio do Comitê é considerado estratégico.

2. Organização do Curso de Multiplicadores Ambientais, a ser realizado em São Pedro de Alcântara, no dia 26/10/2016, das 09 às 17 horas, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

3. Relatório das ações referentes ao Dia da Árvore - palestras nas escolas e ação de plantio de mudas.

4. Apresentação, por parte dos técnicos da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento de Florianópolis, da intenção de participação efetiva no Comitê Cubatão, a partir no ingresso como instituição membro deste Comitê. Essa discussão vai ao encontro da reavaliação da área de abrangência do Comitê, que pode expandir sua área de gerenciamento, vindo a reunir bacias hidrográficas contíguas (Rio da Madre e Rio Aririú, por exemplo) e a Ilha de Santa Catarina (onde está a capital Florianópolis). Atualmente, a capital está fora da área de gerenciamento hídrico do Comitê.

Presente à reunião: Sandra Eliane Michel, presidente; Patrice Juliana Barzan, secretária executiva; Gerson Luiz Gesnner, da EPAGRI; Edison Ricardo Rachadel, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz; Jean Carlos Zimmermann, Associação dos Mineradores de Areia da Bacia do Rio Cubatão; representantes da Equipe da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento de Florianópolis; e da Equipe da Fundação CERTI. Também nossa equipe técnica formada por: Tiago Manenti Martins, Alessandra dos Anjos, Caroline Proença e Letícia Scoz. Entre os ouvintes: Filipe Viezzer da Silva, Engenheiro Sanitarista.