Rio Canoinhas

TRANSPOSIÇÃO DO RIO CANOINHAS E CRIAÇÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE ESTIAGEM E CONFLITOS FORAM DISCUTIDOS NA REUNIÃO MENSAL DO COMITÊ Destaque

17/05/2020

Diferente do que os membros do Comitê estavam acostumados, no mês de abril a reunião mensal foi realizada de forma virtual. A mesma aconteceu no dia 29 às 8h30’, pelo aplicativo do Google meet e foi aberta para todos que quisessem participar. Compondo o grande público, um total de 33 participantes, estiveram membros do Comitê, atores das bacias, o Gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da SDE, Vinicius Tavares Constante e o Prefeito do Município de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza.

A participação de ambos se deveu, principalmente, para discutir sobre a falta de água para abastecimento da população do referido município. Segundo explicou o prefeito, já foram tomadas várias atitudes para sanar a falta de água, porém todos resolveram por pouco tempo. Agora, não conseguiam ver outra alternativa senão realizar a transposição do Rio Canoinhas para o rio Passa Quatro. Jean entrou em contato com o Comitê por considerar a importância da entidade junto aos órgãos ambientais e, também, por ser o local em que várias instituições e organizações discutem acerca dos recursos hídricos.

Como encaminhamento dessa questão o Comitê elaborou uma deliberação de apoio a transposição do Rio Canoinhas para o Passa Quatro. O documento foi aprovado por todos os membros participantes.

Tendo em vista a questão de Monte Castelo e da estiagem que se prolonga e começa a preocupar a Região, outro encaminhamento foi a criação da Câmara Técnica de Estiagem e Conflitos. A finalidade da CT é avaliar possíveis conflitos gerados pela estiagem e, ainda, propor ações para mitigar futuras situações como a que está ocorrendo atualmente.

A composição desta ficou com 10 pessoas: Agostinho Machado Filho (Prefeitura Municipal de Canoinhas), Cleber Pereira da Costa (CASAN Regional Canoinhas), Cristiana Maria Demarchi Hastreiter (Consórcio Intermunicipal Quiriri), Donato João Noernberg (Epagri), Fernanda Maria Haiduk (Técnica da APASC/Comitê), Hugo Rodolfo Binder (SAMAE Rio Negrinho), Jairo Marchesan (Fundação Universidade do Contestado), Mariane Murakami (Instituto do Meio Ambiente ) e Sidnei Schveiczvski (Polícia Militar Ambiental). A oficialização da Criação da Câmara Técnica se deu por meio da Resolução 01.2020 do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro.

Fonte: Equipe Técnica do Comitê Canoinhas