Rio Canoinhas

Reunião de apresentação do Comitê Rio Canoinhas e do Plano de Recursos Hídricos em Rio Negrinho Destaque

14/05/2019

Na manhã do dia 3 de abril a equipe técnica do Comitê Rio Canoinhas esteve na Secretaria de Agricultura do município de Rio Negrinho para realizar reunião com representantes da Administração Municipal, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Rio Negrinho (SAMAE) e da Epagri.

A SAMAE e a Prefeitura Municipal de Rio Negrinho ocupam cadeiras dentro do Comitê, tendo como titulares os Srs. Hugo Binder e Deoclécio Pacheco, respectivamente. Na ocasião foi apresentado o Comitê Rio Canoinhas, a função e importância dos mesmos, assim como a ampliação da área de abrangência para os municípios catarinenses afluentes do Rio Negro.

Como a maioria dos participantes era a primeira vez que tiveram contato com o Comitê, Pacheco explicou como se deu todo o processo de ampliação da área, as reuniões com a Agência Nacional das Águas, as dificuldades de criar um Comitê próprio do Rio Negro e a grande conquista que foi quando passaram a fazer parte do Comitê Canoinhas.

Hugo reforçou sobre a importância dos 5 municípios dos afluentes do Rio Negro estarem fazendo parte deste colegiado de discussão acerca dos recursos hídricos. Salientou referente à polêmica dos resíduos de agrotóxicos na água de Rio Negrinho, questão que vem sendo discutida e amplamente divulgada de maneira equivocada.

Posteriormente foi tratado sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Bacias Catarinenses Afluentes do Rio Negro e a Campanha de Cadastro de Usuários de Água, solicitado o apoio das entidades participantes na divulgação do mesmo e informado os locais de cadastramento no município: Prefeitura Municipal, SAMAE e Epagri.

Fonte: Equipe Comitê Rio Canoinhas