Rio Canoas

Cobrança pelo Uso da Água é tema de Oficina em Lages Destaque

02/05/2024

As últimas oficinas de elaboração do Plano de Recursos Hídricos estão sendo realizadas nos Município de Lages, Campos Novos, Curitibanos e São Joaquim, com a participação de toda a população das Bacias Hidrográficas dos Rios Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas, cujo objetivo é a construção participativa.

Com seus estudos desenvolvidos pela HRA Engenharia e Meio Ambiente desde o ano de 2022, o Plano de Recursos Hídricos (PRH) do Rio Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas entra na etapa final, incluindo os Planos de Ação específicos e definições importantes relacionadas a Outorga e Cobrança da Água na região. As oficinas estão sendo realizadas com cronograma agendado para os meses de março, abril e maio, de maneira que do total 6 (seis) eventos já foram apresentados 4 (quatro) marcando assim a Etapa C do PRH Canoas-Pelotas.

O estudo abrange 32 municípios da bacia, localizados na Serra Catarinense, Meio Oeste, Vale do Contestado, Planalto Sul e Alto Vale do Rio do Peixe, onde estão sendo discutidos os principais temas voltados para os rios que são fontes de diferentes usos para estes municípios.

A etapa sobre Cobrança do Uso de Água realizada em Lages, dia 30 de abril de 2024, contou com a presença de técnicos, professores, estudantes, sindicatos, associações e empresários. No evento esteve presente o Presidente, Sr. Altherre Branco, que fez a abertura do evento, e destacou a importância deste passo para o Comitê Canoas e Pelotas e também dos representantes das entidades, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC, representada por seu suplente Vinicius Morales Porto; Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES, representada pelo titular, André Leonardo Bortolotto Buck; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, e sua representante, Paula Andressa Wunderlich de Andrade e pela Klabin S.A, representada por Danielli Aparecida Junges.

O tema do sobre cobrança do uso de água tem despertado muitas dúvidas e questionamentos por parte da população das bacias hidrográficas, mostrando assim que este tema necessita de mais estudos e um planejamento participativo, envolvendo todos que os setores que utilizam água como insumo produtivo ou que tenham interesse no tema e que a partir do PRH sairão as diretrizes para uso consciente e sustentável dos recursos hídricos, garantindo qualidade e quantidade para o abastecimento público e privado.

O PRH dos Rios Canoas e afluentes catarinenses do Rio Pelotas, é uma execução da HRA Engenharia e Meio Ambiente, empresa contratada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina com supervisão do Comitê de Bacias Hidrográficas e do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP) e com apoio da Entidade Executiva Universidade do Contestado (UNC).