Rio Canoas

Segunda reunião do Planejamento Estratégico ocorrerá no próximo dia 11 de abril Destaque

13/03/2024

No dia 11 de abril, o Comitê Canoas e Pelotas realizará o segundo encontro para elaboração do Planejamento Estratégico. O evento será online e acontecerá das 13h30 às 17h00. Na oportunidade, será construída a Missão e Visão Estratégica do Comitê. O primeiro encontro para deliberar sobre o assunto foi realizado no dia 20 de fevereiro. Estiveram presentes dez representantes das organizações-membro dos diferentes segmentos, incluindo representantes do governo, população da bacia e usuários de água, que participaram de maneira dinâmica das atividades. Na ocasião, as atividades foram conduzidas pelo Técnico em Gestão Ambiental da Entidade Executiva UNC, o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Rafael Leão. O processo de elaboração do Planejamento é mais uma iniciativa que visa fortalecer as ações do Comitê nas bacias em que atua.

Os encontros para a formatação do Planejamento Estratégico são indispensáveis para elencar as prioridades, pontuar os desafios, promover uma reflexão de médio prazo e construir de forma democrática estratégias em prol da gestão da água no território, delimitando aspectos como: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, missão, visão, objetivos e plano estratégico de ação.  Todo esse processo de construção do Planejamento Estratégico é elaborado e será compartilhado com todos os representantes das organizações-membro.

A elaboração do Planejamento Estratégico é uma das ações previstas pelo Comitê Canoas e Pelotas para este ano. O órgão tem uma gama de atividades programadas, dando enfoque à gestão dos recursos hídricos. Além das capacitações e reuniões de rotina, o Comitê participará de uma série de eventos, fortalecendo ainda mais o seu papel dentro da sociedade. Desde o ano passado, o CBH está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas. A iniciativa, que engloba mais quatro Comitês, tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e tem como agência financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

O Comitê Canoas e Pelotas abrange os seguintes municípios:  Abdon Batista, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Brunópolis, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Lages, Lebon Régis, Monte Carlo, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Petrolândia, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Rio Rufino, Santa Cecília, São Cristóvão do Sul, São José do Cerrito, Urubici, Urupema, Vargem, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.

Com uma forte atuação em toda a sua área de abrangência, o Comitê tem tido um papel preponderante na gestão dos recursos hídricos, cumprindo rigorosamente com seus deveres estatutários. Além disso, o Comitê Canoas e Pelotas atua de forma intensa nas ações educativas que envolvem as temáticas hídricas em toda a região.