Rio Canoas

Oficina sobre Plano de Recursos Hídricos dos Rios Canoas e Pelotas terá primeira edição em Campos Novos Destaque

17/10/2023

Na próxima terça (17), acontecerá em Campos Novos a primeira Oficina de Proposta de Enquadramento dos Cursos d’Água, com foco no Plano de Recursos Hídricos dos Rios Canoas e Pelotas. O evento será realizado no Auditório Anfiteatro da UNOESC, a partir das 14 horas, e é promovido pelo Comitê Canoas-Pelotas.

Previstos pela Política Nacional de Recursos Hídricos, os Planos de Recursos Hídricos são documentos que definem a agenda dos recursos hídricos de uma região, incluindo informações sobre ações de gestão, projetos, obras e investimentos prioritários.

O enquadramento dos cursos d’água (tema central da oficina) é feito por meio de planejamento participativo com a participação do Poder Público e sociedade civil nos órgãos de gestão hídrica.

O âmbito de alcance do Comitê Canoas-Pelotas corresponde a 41 municípios, fato que ressalta a participação fundamental dos cidadãos rumo a elaboração de prognósticos sobre as condições, os desafios e indicadores dos cursos d’águas que existem no entorno de Campos Novos e outras localidades. O evento que irá contribuir diretamente na construção do Prognóstico das condições dos rios abrangidos na região de Campos Novos.

A programação terá continuidade em Curitibanos, no dia 20, na Câmara de Vereadores do município; e também no em Lages, no dia 23, no auditório do curso de Engenharia Florestal da UDESC. Os municípios também receberão a Oficina, que é de suma importância para o desenvolvimento das ações do Plano e seu futuro.

As Bacias

Integram a Bacia dos Afluentes do Rio Canoas os seguintes municípios: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Brunópolis, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Lages, Lebon Régis, Monte Carlo, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Petrolândia, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Rio Rufino, Santa Cecília, São Cristóvão do Sul, São José do Cerrito, Urubici, Urupema e Vargem. Já os municípios que integram a Bacia dos Afluentes Rio do Pelotas são: Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Lages, Painel, São Joaquim, Urubici e Urupema.