Rio Canoas

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA REÚNE REPRESENTANTES DE ORGANIZAÇÕES-MEMBRO E MESA DIRETIVA Destaque

26/07/2023

Na tarde do dia 15 de junho, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária no âmbito do Comitê Canoas-Pelotas. Ocorrida virtualmente, a ocasião contou com a presença de representantes das organizações-membro e da mesa diretiva do órgão, em um momento de importante diálogo a respeito das pautas pertinentes aos recursos hídricos e sua conservação.

Entre os assuntos elencados, esteve o convite à participação no evento enfatizando o tema “Monitoramento Hidrológico e Eventos Extremos”, com previsão da 1ª etapa na data de 22 de junho e a 2ª etapa na data de 29 de junho. Outro evento destacado foi a apresentação do Plano de Recursos Hídricos, prevista para 16 de junho, que retrata uma oportunidade de expansão de conhecimentos acerca da Bacia e seus afluentes.

Durante a Assembleia, o Presidente do Comitê, Altherre Branco Rosa, representante Titular da AEA cumprimentou a todos e agradeceu a presença. Também durante a AGE, a Assessora Técnica da Universidade do Contestado, Priscila Stocco Theodoro realizou a leitura dos ofícios de substituição de membros-representantes das organizações-membro do Comitê (Ofício nº  41 de 09 de maio de 2023, da SEMAE). Após a aprovação deste e outros ofícios, o Presidente prosseguiu com a aprovação referente à ata da Assembleia Geral Ordinária realizada em 5 de abril deste ano.

Também foi realizada a leitura na integra da Resolução 01/2022 de 10 de agosto de 2022, que dispõe sobre a criação do Grupo Técnico de Acompanhamento do Plano (GAP); e da Resolução nº 07 de 15 de junho de 2023, que dispõe sobre a Criação do Grupo Técnico de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas (GAP). Ainda foi abordada e igualmente aprovada a Resolução nº 08 de 15 de junho de 2023, que dispõe sobre a Composição do Grupo Técnico de Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas (GAP).

Ficou definida na AGE a participação das seguintes organizações-membro a partir de então: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI);  Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE); Coordenadoria Regional de Educação de Lages (CRE); Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (SEMASA); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL); Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Planalto Catarinense (AEA); Itajui Engenharia de Obras; Energética Barra Grande S.A (BAESA); Klabin S.A e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN - São Joaquim).