Rio Canoas

Comitê Canoas-Pelotas escolhe nova diretoria Destaque

02/09/2020

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e dos Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas elegeu nova diretoria na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da última segunda-feira (31/08). A votação, feita por videoconferência, escolheu de forma unânime Brenda Ferreira Alves (Berneck S.A) como nova Presidente, Altherre Branco Rosa (Associação Catarinense de Engenheiros e Arquitetos do Planalto Serrano - AEA), como Vice e João Maria Teles de Souza (Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista - Alcat), como Secretário Executivo.

Representante da Berneck no Comitê há cerca de dois anos, Brenda é Engenheira Florestal, formada na Udesc Lages e Pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental. A nova Presidente acredita que os membros do colegiado são porta-vozes para a garantia da disponibilidade, quantidade e qualidade de um recurso essencial para a vida e demais atividades humanas. “A interferência nesse recurso afeta toda a coletividade. Tenho aprendido desde então que gerenciar não é uma tarefa fácil, mas que amparados pela nossa legislação estamos seguindo o melhor caminho”.

A expectativa, segundo Brenda, é dar continuidade às atividades da gestão anterior, visando um trabalho em equipe dentro da diretoria, juntamente com membros do comitê.  O Vice-Presidente Altherre, formado em Engenharia Química pela UFSC, observa a necessidade de manter foco com Relação às diretrizes que norteiam o colegiado, “bem como uma maior agregação de entidades correlatas para formação de um grande bloco em benefício de nossa bacia”.

A Presidente vê o Comitê como peça fundamental para a aplicação da Política Nacional de Recursos Hídricos e um importante meio para reunir interessados na gestão das águas. “Ele coloca todos que estão na realidade da bacia em um mesmo nível, onde todos podem opinar e representar suas necessidades. Atendendo o que preconiza nossos diplomas legais”.

O mandato da nova diretoria será de dois anos, finalizando em 2022. A eleição seguiu as diretrizes da Resolução nº 19, de 19 setembro de 2017 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), que define a extinção da escolha de uma comissão consultiva, anteriormente eleita com a nova diretoria. Atualmente, existe a opção da criação de Câmaras Técnicas, feitas especificamente para cada demanda.

Prestação de Contas e Relatório de Atividades

Além da eleição, também foi destaque durante a AGO o trabalho da Entidade Executiva Apasc, a qual operacionaliza as ações do Comitê Canoas-Pelotas, assim como os Comitês Canoinhas e Afluentes do Rio Negro e Timbó. A Consultora Técnica Tatiana Arruda apresentou o Relatório de Atividades realizadas pela entidade e a Técnica Administrativa Caroline Brocardo observou a Prestação de Contas das rubricas utilizadas pela Apasc, para a operacionalização dos comitês.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC à serviço do Comitê Canoas-Pelotas