Rio Canoas

Dia Mundial da Água mobiliza catarinenses

21/03/2012
Comitês de gerenciamento de bacia hidrográfica de Santa Catarina celebram o Dia Mundial da Água com atividades de conscientização
"O Dia Mundial da Água será de atividades realizadas em diferentes regiões de Santa Catarina, organizadas por alguns dos Comitês de Bacia Hidrográfica. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da proteção e conservação da água.
No comitê do Rio Tijucas, por exemplo, a programação acontece durante todo o mês de março. No dia 19, autoridades e comunidade estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Itapema para a cerimônia de lançamento das palestras, visitas e as estações de tratamento, distribuição de material educativo, concursos de redação e desenho e apresentação teatral sobre a importância da preservação da água. Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas falaram sobre a importância da preservação da água em toda a região e sobre a necessidade de preservação da mata ciliar. Houve também a uma apresentação do projeto de macrodrenagem, em execução no município, e sobre as soluções pontuais para o abastecimento de água implantadas pela Epagri.
Ação e Educação ambiental
O trabalho desse comitê é de conscientização sobre a preservação da mata ciliar e sobre a recuperação das áreas já degradadas. Além da educação ambiental, durante o mês serão veiculadas campanhas publicitárias destacando a importância da proteção da água.
O Comitê do Rio Jacutinga e bacias contíguas promoveu uma reunião, no dia 20 de março, na UnC (campus Concórdia) para definir as prioridades do Comitê para os próximos anos, conforme o Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Contíguos, concluído em 2010. No dia 22 de março, haverá aula Inaugural do Curso de Educação Ambiental para a Gestão da Água tendo como local o auditório da UnC Concórdia, das 8 às 12 horas. No evento haverá duas palestras: O Papel da educação ambiental para a gestão participativa dos recursos hídricos