Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú reúne cerca de 80 pessoas! Destaque

25/04/2024

Nessa quarta-feira, foi realizado o VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, no Instituto Federal Catarinense de Camboriú, que reuniu cerca de 80 pessoas. O evento teve como tema o enquadramento dos corpos hídricos, instrumento que define padrões e metas de qualidade para os rios e demais corpos hídricos, considerando os seus diferentes usos.

Durante o Simpósio, foi apresentado aos participantes o projeto de Enquadramento do Rio Camboriú, elaborado pelo Instituto Água Conecta. O estudo está na segunda fase, com a análise da etapa de Prognóstico pelo Comitê Camboriú, em que são avaliados os cenários de impacto sobre os recursos hídricos superficiais, a partir da implementação dos planos e programas de desenvolvimento previstos para a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. No prognóstico são considerados horizontes de curto (2028), médio (2033) e longo prazo (2038), para disponibilidade, demanda de água e lançamentos de cargas poluidoras.

Além da apresentação do Enquadramento do Rio Camboriú, ao longo da tarde, os participantes puderam entender melhor o impacto do Enquadramento Hídrico no processo de licenciamento ambiental, bem como os desafios para alcançar a qualidade da água desejada no rio. Ao final do evento, foi realizada ainda uma mesa redonda com troca entre os participantes e os palestrantes.

Queremos expressar nossa gratidão pelo sucesso do evento realizado pelo Instituto Água Conecta junto ao Comitê Camboriú. Agradecemos ao IFC pelo espaço e às Águas de Camboriú, pelo patrocínio do coffee break.

Agradecemos principalmente a todos os participantes, autoridades presentes, profissionais e palestrantes por contribuírem com seus conhecimentos e experiências. Foi uma tarde repleta de conhecimentos e discussões importantes sobre o enquadramento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú!

Agradecemos ainda à FAPESC e ao SEMAE pelo apoio contínuo.

Importante: os participantes devem realizar as atividades assíncronas para receber o certificado de participação.

#comitecamboriu #simposio