Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Obras avançam na ETE Nova Esperança: expectativa é de finalização até o final do ano Destaque

19/12/2023

Na segunda quinzena de novembro, o Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras na Estação de Tratamento de Esgoto no Bairro Nova Esperança de Balneário Camboriú realizaram uma visita técnica na ETE. O grupo, formado por 14 membros de diferentes entidades, entre eles, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, visitou as obras em andamento, com os novos equipamentos instalados, como os de gradeamento fino mecanizados, e os novos trituradores, além das obras iniciais do novo decantador.

Durante a visita, a EMASA - Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú responsável pela ETE, também compartilhou as atualizações sobre a recuperação da lagoa de aeração, que recebeu a Licença Ambiental de Instalação do IMA, no início de novembro.

Conforme a Assessoria de Comunicação da EMASA, “a obra na lagoa de aeração vai bem e há possibilidade de entrega da obra civil até o final do ano”. Com a lagoa de aeração, a eficiência do tratamento do esgoto deve melhorar em Balneário Camboriú.

Início da temporada de verão 2024

No final de dezembro, começa a temporada de verão 2024, com aumento do número de turistas em Balneário Camboriú. Com isso, o volume de efluentes para tratamento também cresce, e muito. Entre 2021 e 2022, a região passou por problemas técnicos no tratamento de esgoto na lagoa de areação, conforme os relatórios do IMA, prejudicando a qualidade da água tratada.

De acordo com Gilmar Pedro Capelari, membro do Comitê de Acompanhamento da ETE e Secretário Executivo do Comitê Camboriú, na temporada será posto à prova todo o trabalho e ações debatidas ao longo do ano.

“A nossa expectativa é que a lagoa volte a operar antes da última semana de dezembro, já que é a parte mais importante no tratamento” comenta, Gilmar Capelari.

Sobre o Comitê de Acompanhamento

Desde março, o Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras na Estação de Tratamento de Esgoto no Bairro Nova Esperança acompanha a situação das obras da ETE em Balneário Camboriú.

O grupo é apartidário, tendo sido formado a partir de uma reunião emergencial no início do ano, após a situação crítica do tratamento de esgoto em Balneário Camboriú. A formação do Comitê foi uma solicitação dos representantes da sociedade civil organizada, que buscou junto à Prefeitura o comprometimento para resolução do grave problema do tratamento de esgoto.

Cabe destacar que o Comitê de Acompanhamento não tem o papel de analisar, investigar ou processar atos de funcionários, formas de contratação, ou ainda, responsabilização sobre recursos. A função principal é de acompanhamento das obras, cumprimentos dos prazos e buscas de soluções, para melhorar a qualidade da água do Rio Camboriú e tornar as praias mais limpas, salubres e próprias para banho, a partir da máxima eficiência no tratamento do esgoto.