Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Comitê Intersetorial de Monitoramento da ETE Nova Esperança acompanha avanços nas obras e próximos passos dos projetos Destaque

24/08/2023
No dia 17 de agosto foi realizada uma reunião do Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das Obras na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto da EMASA - Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, em que foi apresentado um relatório sobre a evolução das obras que estão em andamento na estação. O encontro aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Balneário Camboriú (OAB/BC), estando o Comitê Camboriú representado pelo seu Presidente Dr. Paulo Ricardo Schwingel.

Foram implementados dois equipamentos de gradeamento fino mecanizados nas calhas de entrada dos efluentes na ETE. Além disso, houve a aquisição de um triturador e três novas bombas que serão instaladas até o final de agosto. Já o novo decantador da unidade, que exige a aplicação de concreto, deve ter esta ação realizada nas próximas semanas, assim como a limpeza do tanque e demais componentes da estação.

Além das obras, também há um estudo do solo em andamento sobre o uso temporário da lagoa de aeração. Esse estudo foi encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e ao Ministério Público (MP), junto à sugestão para a utilização do local até o término da construção dos novos tanques. O Comitê Intersetorial está aguardando o retorno dos órgãos responsáveis.

Maiores detalhes da reunião ocorrida no dia 17 de agosto serão dados à comunidade na Assembleia Extraordinária do Comitê Camboriú que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, às 19h00, no Instituto Federal Catarinense de Camboriú.

Sobre o Comitê Intersetorial, este foi criado em março de 2023, após a notificação de problemas técnicos na ETE da EMASA situada no Bairro Nova Esperança em Bal. Camboriú. O grupo é formado por representantes da OAB/BC, do Observatório Social, do Comitê Camboriú, entidades de classe, secretarias municipais e EMASA.

Acompanhe as publicações do Comitê Camboriú e saiba mais sobre as evoluções das obras na ETE.