Rio Araranguá

PLANO COMEÇA A ESTIMAR A QUALIDADE E A QUANTIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO ARARANGUÁ

10/09/2014
"O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - Diretoria de Recursos Hídricos, convocou uma reunião na tarde de quinta-feira, 11, entre os membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e da Empresa Profill Engenharia e Ambiente, responsável pelos trabalhos do Plano de Gestão Integrada, ativo desde agosto de 2013 nos 16 municípios da bacia.

Segundo o representante da SDS, Vinícius Constante, o encontro foi essencial para avaliar os trabalhos que se encontram na etapa b, com o objetivo de caracterizar a atual situação da bacia, quanto a disponibilidade e demandas hídricas. Para isso está sendo investido na Campanha de Cadastramento dos Usuários de Água, com encontros setoriais e peças publicitárias distribuídas na bacia fortalecendo o chamamento de gratuidade e necessidade.

Desde que a campanha de cadastramento de usuários de água iniciou, no dia 24 de fevereiro até o dia 10 de setembro, mais de 450 novos cadastros já foram conquistados. A campanha de cadastramento pelo Plano encerra em outubro. Os dados computados depois dessa data não constarão no plano, mas são essenciais para a outorga de uso de água.

Esse levantamento vai se transformar em um diagnóstico de consolidação das informações sobre recursos hídricos, abrangendo as águas superficiais, subterrâneas e complexo lagunar em termos de quantidade e qualidade. ""Vamos estabelecer o cenário futuro de utilização da água. Esse prognóstico será apresentado em encontros regionais previstos para novembro, quando serão caracterizados os usos setoriais e estimadas as necessidades à manutenção da vazão ecológica dos rios"", lembra Christian Cunha da Profill.

Para o presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz, o Plano de Bacia Hidrográfica visa gerar elementos e meios que permitam ao Comitê e aos demais componentes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos gerirem efetiva os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável.
"