Rio Araranguá

CAMPANHA PUBLICITÁRIA INCENTIVA O CADASTRO DOS USUÁRIOS DE ÁGUA

07/09/2014
"A partir desta segunda-feira, 08, inicia uma campanha publicitária de incentivo ao cadastramento dos usuários de água, abrangendo todas as cidades da bacia hidrográfica do rio Araranguá. Em Turvo, Criciúma, Araranguá e na BR-101 placas de outdoors irão destacar a frase: ""Cadastre-se para garantir a água de sua atividade produtiva"". As peças consistem ainda em material impresso, que serão distribuídos em sindicatos, associações, cooperativas, entidades de classe, prefeituras, câmaras de vereadores, bancos, industrias, mineradoras, fornecedores de água e universidades dos 16 municípios."

Nas rádios e na internet também será divulgada a mensagem de necessidade e gratuidade do cadastro, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, a fim de garantir que o usuário continue fazendo uso do recurso hídrico, além de identificar quanto de água cada um precisa para o desenvolvimento de sua atividade, para solicitar e renovar a licença ambiental de empreendimentos, liberação de financiamentos rurais e o requerimento do direito de outorga de uso da água.

Usuário é aquele que capta a água e a utiliza em sua atividade produtiva, devolvendo-a para o meio ambiente, alterando o regime, a quantidade ou qualidade dos corpos de água. Como exemplo, os agricultores, criadores de animais, irrigantes, piscicultores, companhias de saneamento, mineradores, indústrias, hidroelétricas e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos.

Para realizar o cadastro, o usuário tem que acessar www.aguas.sc.gov.br/cadastro, onde poderá preencher a declaração em formato eletrônico e manter atualizadas as informações. Deve seguir passo a passo o preenchimento dos dados solicitados e pronto. Lembrando da gratuidade de todo o processo. Se dúvidas surgirem durante o cadastramento, é só entrar em contato pelo telefone (48) 3522 0894, ou pelo celular (48) 8829 -3633.
"