SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE
RECURSOS HÍDRICOS DE SANTA CATARINA

SDS entrega Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos rios Cubatão, Madre e Bacias Contíguas Destaque

07/05/2019

Com a missão de cuidar e orientar a gestão dos principais rios do Estado, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizou, nesta segunda-feira (6), a entrega do Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos rios Cubatão, da Madre e Bacias Contíguas.

Juntos são responsáveis pelo abastecimento de oito municípios e cerca de 615 mil habitantes nas cidades de Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara e ainda parcialmente as regiões de Florianópolis, Garopaba, Paulo Lopes e São José, totalizando uma área de abrangências de 1.6% de todo o Estado.

O lançamento ocorreu em Santo Amaro do Imperatriz, no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito da cidade, José Rodolfo Turnes, o presidente da Câmara de Vereadores, José Valério Schurhaus, a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, Sandra Eliane Michel e do diretor de Recursos Hídricos da SDS, Bruno Beilfuss, representando o Governador.

Consolidando um cenário de metas e indicadores que garantem o uso sustentável dos recursos hídricos, os Planos fornecem um planejamento para gestão dos recursos hídricos destas importantes bacias hidrográficas para a região.

O secretário da SDS, Lucas Esmeraldino ressalta que estes Planos têm o objetivo, de implementar ações que foram amplamente discutidas.“Para que possamos manter a capacidade de nossos rios na produção de água para as necessidades básicas da vida, é necessário transformar os recursos naturais em riqueza econômica e, para isto, buscar novas formas de gestão das águas com preservação e a conservação dos recursos hídricos”, destacou Lucas Esmeraldino.

O diretor de Recursos Hídricos da SDS falou sobre o desafio para os gestores de garantir a disponibilidade de água. “É imprescindível o conhecimento da real situação das águas dos rios das Bacias. Assim o Plano, passa a ser mais que um documento, se torna um instrumento de gestão de maior relevância”, avaliou Beilfuss.

Parcerias

Com um investimento de R$ 1,4 milhão, os Planos de Recursos Hídricos das Bacias do Rio Cubatão e Rio da Madre, foram elaborados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e contou com o apoio financeiro e institucional da SDS e da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina ( Fapesc).

Na oportunidade, a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, Sandra Eliane Michel destacou a importância do trabalho realizado. “Foram mais 720 dias de estudos ininterruptos em parceria com a UFSC para identificar toda potencialidade e fragilidade destas Bacias Hidrográficas. A Bacia do Rio Cubatão é a que abastece boa parte da água potável de Florianópolis e da Grande Florianópolis e de uma importância estratégica extraordinária bem como sua preservação, maior objetivo do Plano de Bacias”, disse.

Ao todo, a SDS já elaborou 11 Planos de Recursos Hídricos, sendo que dois estão em elaboração, (Rio Urussanga e Canoinhas) e outros dois, Rios Canoas e do Peixe, em processo de contratação, completando um mapeamento das 16 principais bacias hidrográficas do Estado.