Rio Tubarão e Complexo Lagunar

PACTO DA MATA CILIAR EM NOVA TRENTO/SC Destaque

17/05/2016 Editor Comitê Tijucas

Diretoria e equipe técnica do Comitê Rio Tijucas se reúnem com prefeito Gian Voltolini e assessoria da Prefeitura de Nova Trento para debater a implantação do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar, no bairro do Trinta Réis. O Pacto da Mata Ciliar que já contempla 53 propriedades cadastradas, pode ganhar mais 37 ainda ainda neste mês de maio.

O Pacto da Mata Ciliar é uma iniciativa do Comitê Rio Tijucas a partir do Seminário sobre Mata Ciliar, em 2011, quando se definiu a ousada meta de recuperação de 50 hectares. O Comitê Rio Tijucas distribuiu mais de 6 mil mudas, e faz um permanente acompanhamento das áreas em recuperação. Para Adalto Gomes, presidente do Comitê Rio Tijucas, o Pacto da Mata Ciliar é um importante instrumento para a população da bacia, e parcerias são sempre bem-vindas.

Em Nova Trento, a perspectiva é recuperar 80 propriedades, no bairro do Trinta Réis. A restauração dessas áreas acontece por meio de parceria com a Eletrosul, e a prefeitura municipal de Nova Trento, e deve beneficiar dezenas de moradores que vivem ao longo do Rio Braço que é passível de cheias.

Uma nova reunião com a participação da Associação de Meio Ambiente de Nova Trento (Apremant) está marcada para o dia 31 de maio.