Rio Urussanga

ProFor Águas Unesc reforça parcerias com ARIS e ARESC Destaque

01/09/2023

Encontro entre entidade executiva dos três comitês de bacias hidrográficas do Sul do estado e órgãos teve por finalidade encaminhar processo colaborativo

O ProFor Águas Unesc realizou, nesta semana, reuniões com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e com a Agência Reguladora do Estado de Santa Catarina (ARESC), ambas visando agregar nos projetos que estão sendo desenvolvidos pela Entidade Executiva. O encontro reforçou a parceria entre os órgãos, uma vez que auxiliará no diagnóstico de águas subterrâneas nas três bacias hidrográficas do Sul do estado e no diagnóstico sobre o esgotamento sanitário na bacia do rio Tubarão e Complexo Lagunar.

Depois de uma reunião realizada de modo remoto, o encontro presencial serviu para estreitar ainda mais o processo colaborativo, fortalecendo uma relação sinérgica voltada à promoção efetiva da governança hídrica. Nesse sentido, a ARIS e ARESC contribuirão com informações sobre os municípios nos quais atuam, para que o ProFor Águas Unesc possa trazer iniciativas, que poderão impactar positivamente, contribuindo para a gestão hídrica.

Segundo o coordenador técnico do ProFor Águas Unesc, José Carlos Virtuoso, essa colaboração visa apoio e benefício para as análises das águas. “Essa cooperação vai ser fundamental para a realização dos diagnósticos em nossas bacias do sul. Principalmente para a formulação de políticas públicas indicadas nos planos de bacia dos comitês”, ressalta.

Participantes das reuniões

Na reunião com a ARIS, estiveram presentes o diretor Geral da ARIS, Adir Faccio, o coordenador de fiscalização da Agência, Willian Goetten, e a técnica Operacional de Fiscalização, Larissa Walzburiech.

Posteriormente, a reunião com a ARESC contou com a participação da gerente de Fiscalização de Saneamento Básico e Recursos Hídricos, Luiza Kaschny Borges Burgardt, a coordenadora de Qualidade do Saneamento básico e Recursos Hídricos, Larissa Martins, e a técnica da ARESC Thaynara Svaldi.

Representando o ProFor Águas Unesc, além do coordenador técnico do projeto, esteve presente também a técnica em Recursos Hídricos, Fernanda Dagostin Szymanski.