Rio Urussanga

Câmara Técnica do Comitê Urussanga discute projetos previstos para a bacia hidrográfica Destaque

13/07/2023

A fim de alinhar próximas ações, bem como dar continuidade às iniciativas, momento também contou com apoio do ProFor Águas

A Câmara Técnica de Assessoramento do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga reuniu-se na última semana para discutir os projetos que serão desenvolvidos ao longo do próximo semestre. O encontro, que foi realizado de forma virtual, serviu para a discussão e contribuições iniciativas importantes, dentre elas a que propõe a instituição da Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas, no município de Urussanga. A atividade contou com o apoio da equipe do ProFor Águas Unesc, que presta suporte técnico ao Comitê, e a participação do diretor de Meio Ambiente do município, Márcio Moreira de Lima.

Durante a reunião, os integrantes da Câmara Técnica fizeram algumas sugestões, de modo especial em relação ao PSA (Pagamento por Serviço Ambiental), um instrumento importante presente na política hídrica. Por meio dele, proprietários de terrenos em que há nascentes e cursos d’águas serão recompensados por cuidarem das áreas. “Algumas cidades que implantaram o PSA tiveram bons resultados, como por exemplo Balneário Camboriú. Essa taxa fornecida é uma forma de incentivar a preservação da mata ciliar, o que minimiza enchentes e melhora a quantidade e qualidade da água. Ademais, ao aumentarmos a mancha verde ao longo do rio, acontecem menos erosões e o montante de água retida das chuvas também se torna maior”, frisa o coordenador da CT do Comitê Urussanga, André José Campos, representante da CASAN.

O próximo passo do processo, agora, será a apresentação e discussão do projeto de lei na Câmara de Vereadores de Urussanga, que será proposto pelo vereador José Carlos José, integrante do Comitê. “Após essa oportunidade de reunir toda equipe que está à frente dos projetos, conseguimos definir melhor os objetivos gerais e específicos, além das metas. Com esses apontamentos, apresentaremos algo muito mais lapidado”, destaca a presidente do Comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler.

Em paralelo

Enquanto a iniciativa tramita no âmbito político, outras ações acontecerão em paralelo, referentes ao projeto de revitalização da microbacia do Rio Maior, área onde as condições hídricas ainda estão em boas condições. Após a visita em alguns pontos da microbacia do Rio Maior, a equipe de técnicos do ProFor Águas Unesc, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente de Urussanga, realizará um diagnóstico do uso e ocupação do solo na localidade. “Com o estudo da área concluído, deveremos realizar contato com os proprietários rurais para a sua sensibilização em relação à adesão ao processo”, informa a engenheira Ambiental e Sanitarista Graziela Elias, técnica do ProFor que atua junto ao comitê. Todo o processo terá a supervisão da Câmara Técnica de Assessoramento do Comitê Urussanga.

Pela relevância que apresentam, na visão da presidente do Comitê, os projetos em questão merecem a mobilização de todos, dado que a restauração e preservação da vegetação, bem como o maior controle de poluição são fundamentais para que o manancial continue atendendo a população no futuro. “Essas frentes são importantíssimas, já que nenhum município da região possui alguma lei nessa linha implementada. Fator que, inclusive, pode servir de base para outras cidades seguirem no mesmo caminho”, evidencia.