Rio Urussanga

Técnicas de moderação impulsionam processos de participação Destaque

19/10/2020
Representantes de organizações membros e atores estratégicos do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participaram, recentemente, de um curso com o tema “Formação de moderadores para processos participativos: técnicas de moderação, visualização e gerenciamento de eventos”. A ação, promovido pelo Comitê Araranguá e Afluentes do Mampituba, foi realizada nos dias 17 e 24 de setembro e 8 de outubro. A capacitação foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e mestre em Economia Rural, Sergio Cordioli.

Capacidades e habilidades de moderação, o papel e as funções do moderador; conhecimentos sobre as principais técnicas da visualização móvel, coleta e estruturação de ideias, preparação e condução de reuniões de forma eficiente, mudança de atitudes e postura com grupos e equipes com o enfoque participativo foram alguns dos assuntos abordados.

O poder de articulação foi o ponto que mais chamou a atenção da presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della. “Ao longo dos encontros virtuais foi gratificante acompanhar essa apresentação que buscou fortalecer a capacidade de gerenciar conflitos planejando e desenvolvendo técnicas para melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas. Reuniões ou encontros precisam ser muito bem conduzidos a fim de trazer contribuições efetivas à solução dos problemas em questão. Precisamos melhorar a participação das pessoas nas discussões com comprometimento”, salienta.

O secretário executivo do Comitê Urussanga, Fernando Preve complementa que uma boa condução resulta na participação proativa de membros. “O papel de moderador é aquele de provocar a reflexão a respeito do assunto. Reuniões bem preparadas e com clareza na condução trazem a participação proativa de membros. O curso foi uma oportunidade de entender a se preparar e colher materiais a fim de exercer as funções dentro do Comitê e, de fato, conseguir extrair dos grupos soluções”, pontua.

A engenheira ambiental Graziela Elias, da equipe técnica da Associação de Proteção da Bacia do Rio Araranguá (AGUAR), também participou da capacitação. "O curso foi muito importante e proveitoso, principalmente com relação a moderação de eventos participativos, uma vez que os Comitês de Bacias Hidrográficas para um bom funcionamento, dependem destas estratégias de mobilização e da efetiva participação e integração social", finaliza.