Rio Urussanga

Última reunião com GAP encaminha Plano de Recursos Hídricos para aprovação Destaque

24/01/2020

Última reunião com GAP encaminha Plano de Recursos Hídricos para aprovaçãoO Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP) de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga, a equipe técnica coordenada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), responsável pela execução do projeto, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE) se reuniram no dia 21 de janeiro para o último encontro de validação das etapas do projeto.Na sede da Epagri, em Criciúma, foram apresentados e analisados os ajustes e as adequações sugeridos pelo GAP e pela SDE/SC para validação do prognóstico das demandas hídricas e do plano de ações, de apoio, setoriais e emergenciais, referentes as etapas D e E. Após quatro horas de análise, os relatórios foram aprovados. “Desta forma, todos os produtos e as metas previstos no projeto foram cumpridos. Depois da parte administrativa, técnica e de entrega concluídas, espera-se a homologação da aprovação pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Após mais este passo ocorrerá a entrega oficial do documento para toda a sociedade da bacia”, pontua o coordenador geral do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga, professor Celso Albuquerque.Presidente do GAP e representante de organização membro do Comitê, Fernando Preve salienta que o próximo desafio será a implementação das metas previstas no Plano. “Concluída essa etapa de análise de detalhes referentes a quantidade e qualidade e usos da água, vamos nos atentar as metas que constam no documento e são compostas por programas de ações. Daqui em diante, todos os segmentos que usam água e a sociedade mobilizada serão desafiados a executar as ações propostas”, comenta.Segundo a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della, o Plano é destaque e será modelo para o Estado. “Foi enfatizado pela própria SDE e pela Unisul o processo de mobilização e participação de todos os setores nas oficinas para elaboração do Plano. Realmente observamos isso, tanto por parte das entidades quanto da sociedade. Essa participação fez com que as ideias levantadas fossem relevantes e foram incorporadas nas etapas do Plano, seja no diagnóstico, prognóstico ou definição de metas de ações estratégicas. Recebemos a grande notícia de que a execução do Plano será acompanhada pela SDE/SC. Um processo diferente em relação ao que foi feito em muitos Comitês”, finaliza.