Rio Urussanga

Fórum Florestal debate recursos hídricos Destaque

31/10/2019

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga participou de um seminário regional promovido pelo Fórum Florestal dos Estados de Santa Catarina e Paraná, na capital Curitiba, no dia 30 de outubro. “Recursos Hídricos e Florestas Plantadas” foi o tema central do encontro que contou com troca de experiências e ampla discussão sobre a gestão de recursos hídricos. Assuntos como manejo de florestas plantadas, ocupação integrada do território e políticas públicas foram abordados.
Como membro do Comitê da Bacia do Rio Urussanga representando a entidade Abadeus, José Carlos Virtuoso conduziu uma mesa redonda sobre as florestas plantadas na visão dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O Mestre e Doutor em Ciência Ambientais destacou o histórico de degradação ambiental e explanou sobre o manejo inadequado do solo com a supressão de mata e os graves prejuízos aos recursos hídricos.
“Estamos no vermelho na maioria das regiões hidrográficas, como as bacias do rio Urussanga e Araranguá. Diante dessa experiência, devemos ter a necessária flexibilidade para uma aprendizagem adaptativa, ou seja, compreender erros e acertos e ajustar o nosso manejo dos recursos naturais no território da bacia”, pontuou.
Segundo Virtuoso, os exemplos apresentados no evento ligados à iniciativa privada, como o reflorestamento para a produção de madeira, indicam uma perspectiva mais sustentável. “Fica evidente uma nova postura dessas, que se preocupam com a recuperação de mata nativa nas propriedades para que a atividade possa ser desenvolvida de forma adequada, contribuindo para a preservação dos mananciais hídricos, não o contrário”, frisa.
Ao final do debate, Virtuoso enalteceu a importância da construção de uma nova governança com a participação da sociedade. “Todos os atores envolvidos na gestão hídrica precisam priorizar os interesses coletivos. Nesse sentido, o Fórum Diálogo Florestal, que promoveu o seminário, tem uma contribuição importante por propor a integração dos diversos setores - sociedade, empresas e universidades - no apontamento de soluções conjuntas para a promoção de processos sustentáveis”, finaliza.