Rio Urussanga

Planejamento estratégico é discutido entre Aguar e Comitês do Extremo Sul Destaque

23/08/2019

Nos dias 19 e 23 de agosto, a equipe técnica da entidade executiva Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR) se reuniu com os secretários executivos dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense a fim de discutir a metodologia e os encaminhamentos para a elaboração do planejamento estratégico dos órgãos colegiados.
Participaram da reunião os secretários executivos dos dois Comitês de Bacias Hidrográficas, Fernando Damian Preve Filho e Yasmine de Moura da Cunha, e a equipe técnica da Associação de Proteção da Bacia do Rio Araranguá (AGUAR), Cenilda Maria Mazzucco, Michele Pereira da Silva e Rose Maria Adami.
Segundo a coordenadora da AGUAR, Cenilda Mazzucco, a metodologia deve prever o aproveitamento dos planos já desenvolvidos. “Desde diagnósticos a sugestões de ações discutidas em oficinas regionais participativas e de pactos, bem como prioridades discutidas em Diálogos entre as bacias hidrográficas envolvidas. O processo deve incluir a participação de todos os membros dos Comitês”, pontua.
De acordo com a técnica de recursos hídricos que atua no Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami, as propostas serão pensadas estrategicamente nos dias 26 de agosto e 3 de setembro com a participação das presidências dos Comitês, dos secretários executivos, da comissão consultiva e, por fim, com todos os representantes das entidades membros dos dois Comitês de Bacias Hidrográficas, no mês de agosto.
“Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), compostos por segmentos do poder público, usuários e a população, têm como objetivo garantir a gestão de recursos hídricos no território brasileiro de forma participativa, integrada e descentralizada. Esses órgãos colegiados, responsáveis pela efetivação da política de recursos hídricos no Brasil, têm o poder de debater, arbitrar e propor ações, no intuito de planejar os usos das águas de rios e reservatórios das bacias hidrográficas. E a intenção é colocar este objetivo em prática”, finaliza Rose.