Rio Urussanga

Capacitações abordam educação para a água

30/05/2016

Uma parceria entre o Comitê da Bacia do Rio Urussanga e a Secretaria de Educação de Criciúma resultou na realização de cursos para professores das disciplinas de Ciências, História e Geografia da rede municipal de ensino de Criciúma.

As capacitações buscaram apresentar instrumentos aos educadores com o intuito de trabalhar temas voltados aos recursos hídricos e práticas sustentáveis a partir das potencialidades e fragilidades socioeconômicas e ambientais do município de Criciúma, que está inserido nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga.

"Mostramos a visão que a água é um bem que pertence a um ciclo dinâmico sujeito às interferências humanas. Diante da crise mundial da água é preciso pensar a educação para a água e esta não pode estar centrada apenas nos usos que fazemos dela. É preciso discutir a responsabilidade social e econômica da interferência humana na dinâmica da hidrosfera e nas suas relações com as demais esferas terrestres. Ou seja, abordar na educação uma forma integrada do meio ambiente e as diferentes relações entre os meios, físico, biológico, social e econômico pelas diversas disciplinas que envolvem o ambiente escolar", explica a coordenadora de educação ambiental do Comitê Urussanga, Rose Maria Adami.

Em maio, os professores participaram da primeira orientação das atividades que pretendem desenvolver no segundo semestre com seus alunos. Outras orientações estão previstas até o final do primeiro semestre. No segundo semestre as atividades organizadas serão aplicadas nas escolas. Ao final do curso, a parceria ainda prevê a realização de um evento de socialização das atividades realizadas pelos professores capacitados, juntamente com seus alunos.