Rio Urussanga

Professores do IFSC acompanham palestra voltada para ações educativas

23/03/2016

Professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma, acompanharam uma palestra ministrada pela coordenadora de Educação Ambiental da bacia do rio Urussanga e professora do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), Rose Adami, no dia 23 de março, em alusão ao Dia Mundial da Água.
A palestra intitulada “A Água Como Eixo Norteador De Ações Educativas” foi proferida para professores dos cursos técnicos integrado de Química, Edificações e Mecatrônica, que envolvem a Robótica, Eletrotécnica e Mecânica. A ação teve o objetivo de incentivar a utilização do tema água no contexto educacional com enfoque na ética e na formação do cidadão consciente do lugar que ocupa no mundo e suas responsabilidades ambientais.
Segundo a palestrante, diante da crise mundial da água é preciso pensar a educação para a água. "Esta não pode estar centrada apenas nos usos que fazemos dela, mas na visão que a água é um bem que pertence a um ciclo dinâmico sujeito às interferências humanas. Compreender a origem da água, o ciclo hidrológico, a dinâmica fluvial e subterrânea, os riscos associados aos processos naturais de assoreamento e inundações bem como a interferência humana é essencial para que possamos entender a dinâmica da hidrosfera e suas relações com as demais esferas terrestres", salientou.
A proposta feita pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga ao professores é uma parceria que visa desenvolver a educação ambiental voltada para a participação social e a cidadania na proteção das águas na bacia. "A coragem de abordar a educação para a água a partir dessa visão é enfrentar a fragmentação do conhecimento que predomina no ambiente escolar, impede a análise integrada de problemas reais e dificulta a relação de conceitos, procedimentos e atitudes nas diferentes disciplinas e ações sociais", finalizou.