Rio Urussanga

Prefeitura Municipal de Balneário Rincão apresenta projeto para membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga Destaque

22/07/2015

No dia 13 de julho de 2015, em assembleia geral do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, profissionais da Prefeitura Municipal de Balneário Rincão e o prefeito Decio Goes apresentaram o projeto em elaboração para o desassoreamento da Lagoa Urussanga Velha. Na oportunidade, Góes apresentou as etapas do Plano, que ainda está em fase inicial, que tem como objetivo a revitalização da lagoa visando além do seu desassoreamento, o desenvolvimento de atividades náuticas com fixação da Barra do Torneiro. “É um projeto de longo prazo que precisa do apoio de toda a comunidade, direta e indiretamente, por isso é de vital importância que os membros do Comitê conheçam todos os detalhes para contribuir no que for necessário”, salientou o prefeito. Segundo Goes,  a ideia do projeto é recuperar o patrimônio natural e turístico do local. “Só no centro da Lagoa há 12 metros de resíduos. A relação dela com o mar se perdeu. O Rio Urussanga entrava e saia da lagoa. O local é bonito e possui um grande potencial agrícola e turístico que pode ser explorado. Estamos apresentando os estudos e também o projeto no intuito do Comitê nos ajudar com sugestões.  Além de disciplinar a ocupação sustentável do entorno da lagoa, o projeto ainda prevê a instalação de marina, de um terminal pesqueiro e pretende ainda, desenvolver a capacidade de produção da lagoa. “São ações a longo prazo que se tornarão um novo marco de desenvolvimento do município, consagrando-o como uma instância de turismo, lazer e recreação da região sul catarinense”, ressaltou Góes.

Para o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o projeto indica uma mudança de comportamento. “O Comitê tem o compromisso de acompanhar estes projetos e dar contribuições necessárias. No caso deste de Balneário Rincão percebemos que é um projeto complexo e que merece uma análise mais profunda. Como presidente agradeço a iniciativa da Prefeitura de procurar o Comitê”, salientou.