Rio Urussanga

Audiência pública debate o desassoreamento do rio Urussanga Destaque

19/02/2015

No dia 10 de fevereiro de 2015, no salão paroquial São Roque, em Morro da Fumaça(SC), foi realizada a audiência pública com apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA), do Projeto de Desassoreamento do rio Urussanga, que prevê investimento na ordem de R$ 120 milhões. O projeto compreende uma extensão de 43,5 km e o objetivo é o melhoramento fluvial do rio Urussanga e a recuperação das áreas de preservação permanente, visando minimizar os impactos das enchentes. Os alagamentos constantes em áreas dos municípios localizadas nas planícies, nos períodos de chuvas intensas tem gerado danos e destruição e interdição de vias públicas, pontes, residências, indústrias e áreas de cultivo agrícola. O desassoreamento do rio Urussanga abrange áreas de dez municípios: Urussanga, Morro da Fumaça, Sangão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Treze de Maio e Pedras Grandes e Jaguaruna. Compareceram na audiência em torno de duzentas pessoas. O evento foi organizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Fundação do Meio Ambiente - FATMA e Defesa Civil Regional.