Rio Urussanga

Gestão sustentável na bacia do rio Urussanga é tema de palestra para professores em Içara

03/09/2014
"Nesta segunda-feira, 04 de setembro, representantes do Comitê da Bacia do rio Urussanga, apresentaram a palestra ""Gestão sustentável na bacia do rio Urussanga"" para trinta professores da Escola de Educação Básica Antonio Guglielmi Sobrinho, de Içara(SC), apontaram ações sustentáveis na bacia e destacaram a importância de educar para a sustentabilidade. "
"Nesta segunda-feira, 01 de setembro, a consultora do Programa SC Rural que atua junto ao Comitê da Bacia do rio Urussanga, Cenilda Maria Mazzucco, e o professor e geógrafo Rosemar De Nez, que atua na secretaria do Comitê, proferiram a palestra “Gestão Sustentável na Bacia do rio Urussanga” para trinta professores da Escola de Educação Básica Antonio Guglielmi Sobrinho, de Içara, a convite da direção daquele estabelecimento. A palestrante destacou que um dos principais objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei 9433/97, é assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, bem como a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, com vistas ao desenvolvimento sustentável. Destacou a importância da participação de todos na gestão dos recursos hídricos e, de forma especial dos professores das diversas disciplinas em orientar os estudantes na prática de ações de proteção, preservação e uso racional do recursos hídricos. Foi apresentado o vídeo ""Rio Urussanga - Das nascentes à foz, nossas atitudes e consequências"", que apresenta as práticas insustentáveis no passado, com um modelo de senvolvimento baseado somente no crescimento econômico, sem levar em conta a necessidade de preservação ambiental. O geógrafo Rosemar de Nez, monitor de saídas a campo na bacia do rio Urussanga, apresentou exemplos de ações sustentáveis que vem sendo desenvolvidas na bacia, como coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos, implantação gradativa de tratamento de esgotos e atividades de educação ambiental voltadas para recursos hídricos, coordenadas pelo Comitê, como capacitação de educadores, com formação de multiplicadores, o projeto ""Minha Escola, meu rio"", realização de fórum de discussão sobre o desenvolvimento territorial sustentável, exposições, desenvolvimento de material educativo e informativo e outras ações. Conforme a diretora da escola, Nerilda Vandir Felisberto, ""o projeto da Escola Básica Antonio Guglielmi Sobrinho, neste semestre, tem como foco a sustentabilidade e o objetivo da reunião desta data é discutir com os professores das diversas disciplinas, sugestões de atividades relacionadas ao tema"". A consultora Cenilda parabenizou a escola pela iniciativa e informou que o Comitê da Bacia do rio Urussanga estará promovendo um curso de capacitação de educadores, no próximo mês de outubro, e extendeu o convite aos presentes.
"