Rio Urussanga

"Projeto ""Urussanga vira Criança"" apresenta a bacia do rio Urussanga a estudantes"

22/08/2014
"Na última semana, mais de cinquenta estudantes inseridos na segunda etapa do projeto ""Urussanga vira Criança"",em parceria com o Comitê da Bacia do rio Urussanga, participaram de saídas a campo e conheceram áreas preservadas e degradadas da bacia."
Com o tema “Refletir sobre o passado para decidir no presente o futuro que queremos”, a segunda etapa do projeto “Urussanga Vira Criança”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Urussanga por meio do Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, proporcionou saídas a campo para mais de 50 estudantes nesta semana.
O objetivo dos passeios, promovidos pelo Comitê do Rio Urussanga através do projeto “Minha escola, meu rio”, foi sensibilizar os jovens e despertar a conscientização sobre os recursos hídricos. Áreas preservadas e degradadas inseridas na bacia do Rio Urussanga foram apresentadas aos alunos pelo guia e geógrafo Rosemar De Nez. O grupo conheceu diferentes pontos da bacia e percorreu um trajeto entre as comunidades de Rio Maior, Santana e Rio Carvão. As saídas a campo foram finalizadas no encontro do Rio Maior, de águas limpas, com o Rio Carvão, de águas ácidas, confluência na qual nasce o Rio Urussanga, nas proximidades do bairro Nova Itália. O percurso foi acompanhado pelos estudantes por meio de um mapa ilustrado da área de estudo, destacando as principais características da vegetação, do relevo, das águas, os aspectos econômicos, históricos e sociais presentes na bacia.