Rio Urussanga

"Projeto ""Urussanga vira Criança"" recebe prémio de reconhecimento"

11/08/2014
O Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida foi reconhecido pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) Brasil, após uma avaliação do processo em Barcelona, na Espanha, e recebeu o título de “Escola Criativa” devido à realização do projeto “Urussanga Vira Criança”, da Prefeitura Municipal de Urussanga, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, que proporcionou aos estudantes um amadurecimento político e ambiental.
O projeto “Urussanga Vira Criança”, da Prefeitura Municipal de Urussanga, desenvolvido pelo Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga no ano passado, recebeu mais um prêmio de reconhecimento. Durante a 3ª Jornada das Escolas Criativas, realizada no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) no sábado, dia 9 de agosto, em Orleans, o coordenador da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), Saturnino de la Torre, ministrou uma palestra e acompanhou a exposição das principais iniciativas inovadoras que, através de ações transformadoras, proporcionaram aos docentes o ensino de uma educação emancipatória. O Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida foi reconhecido pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) Brasil, após uma avaliação do processo em Barcelona, na Espanha, e recebeu o título de “Escola Criativa” devido à realização do projeto “Urussanga Vira Criança” em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, que proporcionou aos estudantes um amadurecimento político e ambiental. Segundo a coordenadora pedagógica do Centro Educacional e Profissional Lydio De Brida, Cassilda Bez Fontana, os jovens viveram dias de aprendizado multidisciplinar por meio de uma iniciativa simples e de grande impacto. “O projeto proporcionou uma maior conscientização da responsabilidade da gestão pública aliada a sustentabilidade do meio em que eles estão inseridos”, frisa Cassilda. Neste ano, a Secretaria de Educação de Urussanga promoverá a segunda etapa do projeto com o tema “Refletir sobre o passado para decidir no presente o futuro que queremos”. Os professores envolvidos na ação foram capacitados no último mês pela coordenadora das atividades de educação ambiental do Comitê do Rio Urussanga com o intuito de aplicarem ações socioambientais no município a partir das reivindicações elaboradas pelos alunos na primeira edição do projeto.