Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê e Unesc debatem possível parceria para melhorias no Complexo Lagunar Destaque

10/10/2023

Na reunião, que contou com a participação de integrantes do Iparque e ProFor Águas Unesc, foram discutidos projetos de curto, médio e longo prazo

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas se reuniu com integrantes do Iparque e do ProFor Águas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), para debater uma possível parceria que vise melhorias para o Complexo Lagunar. No encontro, o órgão buscou apoio da universidade para encaminhar estudos de ações a serem realizadas em curto, médio e longo prazo.

Em um primeiro momento, a universidade se disponibilizou a produzir um esboço do roteiro de trabalho sugerido, especificando as áreas de estudo. Posteriormente, conforme o presidente do Comitê, Woimer José Back, as etapas seguintes deverão ser de levantamentos e projetos, visando o licenciamento ambiental, para que seja possível realizar intervenções em prol da recuperação do Complexo Lagunar.

“Sabemos que a Unesc possui um corpo técnico altamente qualificado, por isso analisamos qual a melhor área que ela poderia nos ajudar. Depois desta conversa inicial, eles avaliarão os pedidos e nos encaminharão a proposta. Queremos recuperar as belezas naturais do Completo Lagunar”, enfatiza Back.

Para o coordenador geral do ProFor Águas Unesc e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, prof. Carlyle Torres Bezerra de Menezes, mesmo consciente dos desafios e dimensões que ações neste sentido irão demandar, a universidade entende a grande importância e urgência da iniciativa. “Principalmente, considerando a importância e resultados esperados, que certamente irão exigir uma articulação com muitas outras instituições públicas, privadas e a sociedade em geral da região, de maneira a viabilizar em um grande movimento na perspectiva do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões”, completa.

Estiveram presentes no encontro, ainda, o diretor do Iparque, Renato Gaidzinski Bastos, e o técnico em hidrogeologia Sérgio Galatto, que é o coordenador do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA) do Iparque/Unesc; bem como o vice-presidente da Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Pedro Kuzniecow e o presidente da Associação Empresarial de Imaruí, Yuri Kuzniecow.