Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Reuniões com Defesa Civil discutem avanço da cunha salina Destaque

22/07/2020

Reuniões com Defesa Civil discutem avanço da cunha salina

Nos dias 2 e 4 de junho, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar participaram de duas reuniões envolvendo os problemas decorrentes da estiagem na região.

No dia 2, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tubarão/SC encabeçou a reunião tendo como pauta a salinização do Rio Tubarão, onde foram apresentados dados técnicos sobre o tema. Estes dados são resultado de um levantamento feito por servidores do Município em conjunto com membros do Comitê Tubarão, visando solucionar o problema.

À Tubarão Saneamento coube apresentar outros dados técnicos, atualizando a situação da salinização do Rio Tubarão a partir de dados de coletas e gráficos.

Uma segunda reunião, dia 4, deu sequência ao assunto, desta vez, focando na questão da mineração do Rio Tubarão e a necessidade de recompor a sua cota com pedra rachão. Esta situação sofreu alteração decorrente das obras de construção da ponte em frente à Unisul, onde foi feito um aterramento ou ensecadeira/barramento para a fundação da ponte, conforme publicado em matérias anteriores nos canais do Comitê. Esta obra tem contribuído por barrar o avanço da cunha salina.

Estiveram presentes o Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Francisco de Assis Beltrame, o Secretário Executivo, Patrício Higino de Mendonça Fileti e os membros do Comitê Rafael Marques, engenheiro da Agência Reguladora de Águas (AgR) de Tubarão e Edson José Corrêa, representante da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Rio Tubarão (AREA-TB).