Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê participa de discussão sobre PACUERA na Sub-Bacia do Rio Braço do Norte

08/07/2019

O Secretário Executivo do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Celso Heidemann, participa de evento voltado a discussão do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (PACUERA) da PCH Barra do Rio Chapéu.

O encontro aconteceu na tarde do dia 08 de julho, no município de Santa Rosa de Lima e também estiveram presentes no evento o Poder público municipal de Santa Rosa de Lima/SC; o Poder público municipal de Rio Fortuna/SC; Proprietários de Imóveis Lindeiros a PCH Barra do Rio Chapéu; Comunidade do entorno do empreendimento; Demais interessados dos municípios e membros da equipe técnica (ADRAM), Guilherme Herdt e Patrício Fileti.

O evento foi o primeiro para a construção participativa do PACUERA da PCH Barra do Rio Chapéu, de propriedade da estatal Eletrosul Centrais Elétricas S.A. e teve como objetivo principal informar a sociedade sobre o que é um Pacuera e qual a finalidade do documento, bem como exemplos de ações a desenvolver e executar no entorno do empreendimento em questão.

O próximo encontro deverá ocorrer também em Santa Rosa de Lima no próximo dia 24 do corrente mês e será um momento de sugestão de ações a desenvolver no lago formado para a geração de energia na PCH Barra do Rio Chapéu e no entorno do mesmo. O Comitê Tubarão e Complexo Lagunar deverá se fazer presente nesta segunda reunião, também acompanhados da equipe técnica da Entidade Executiva (ADRAM).

A oportunidade também serviu para que Guilherme da Entidade Executiva divulgasse entre os participantes acerca do Planejamento Estratégico Organizacional que está sendo promovido e que a próxima etapa acontecerá em 16/07, na Unisul de Braço do Norte.